Luciano Agra debate projeto da Central de Agricultura Familiar

Por - em 42

Luciano Agra debate projeto da
Central de Agricultura Familiar
 
O prefeito Luciano Agra se reuniu nesta quarta-feira (9) com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Vital Filho e Flávio Luna, a fim de discutir a complementação do projeto da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (CECAF). Participaram ainda do encontro, os secretários de Desenvolvimento Social (Sedes), Lau Siqueira; de Desenvolvimento Urbano, Lucius Fabiane; e a diretora de Trabalho, Renda e Economia Solidária (Direcosol), Vaulene Rodrigues.
 
A Central é destinada prioritariamente à comercialização de produtos agrícolas, in natura, industrializados, beneficiados e artesanais, entre outros provenientes da Agricultura Familiar e funcionará como livre comércio, ou seja, não haverá fixação de usuários produtores individuais, associação de produtores ou cooperativas.
 
Segundo o prefeito Luciano Agra, a CECAF é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e o Governo Federal, através do MDA, onde estão sendo investidos cerca de R$ 3.433.135,72. “Esperamos inaugurar a primeira etapa das obras até a segunda quinzena de dezembro. O projeto surgiu a partir de discussões e estudos realizados pelo Colegiado de Desenvolvimento Rural Sustentável (Codeter) e está focado no estímulo ao processo de comercialização de forma direta e solidária”, explicou.
 
O representante do MDA, Vital Filho, destacou o compromisso da PMJP com a iniciativa e a sintonia na concretização do projeto. “Em todo o país estão sendo construídas cinco Centrais, nos estados do Rio Grande do Norte, Brasília, Mato do Grosso, Pernambuco e Paraíba. Acreditamos que a que está sendo construída aqui em João Pessoa servirá de referência para todas as outras”.