Luciano Agra destaca que o ProJovem em JP é modelo para o país

Por - em 58

A Prefeitura de João Pessoa, através da Coordenação Municipal do ProJovem Urbano (ligado à Secretaria de Educação e Cultura), realizou durante a tarde e a noite desta sexta-feira (13) o “Integra Jovem – Juventude, Cultura, Trabalho Arte e Cidadania”, que reuniu aproximadamente quatro mil jovens de 19 e 29 anos que participam dos cursos técnicos e profissionalizantes na capital paraibana.

Presente ao evento, o prefeito Luciano Agra destacou o “mérito de todos os envolvidos no projeto”, como professores, coordenadores e principalmente estudantes, e destacou que com os cursos oferecidos a gestão municipal garantia “direitos iguais a todos os jovens pessoenses”.

Agra frisou também que o ProJovem é um projeto idealizado pelo Governo Federal e executado pelas prefeituras municipais, e que nos últimos anos a Prefeitura Municipal de João Pessoa vem sendo sempre um modelo para o resto do país. “O projeto desenvolvido em João Pessoa é reconhecido em nível nacional como o melhor e mais organizado do Brasil. Fazemos isto porque temos compromisso com nossa juventude”, destacou.

A estudante Ana Kelly, de 25 anos e que participa do curso técnico de Turismo, explica na prática o discurso do prefeito. “Vou sair do Projovem com mais experiência e mais qualificada. Tudo o que o mercado de trabalho espera de um profissional. Acho que quando terminar o curso já estarei empregada”, explica, completando que espera trabalhar em algum hotel da capital.

Sobre o evento desta sexta em si, a coordenadora do ProJovem Trabalhador, Patrícia Drieskens, destaca a possibilidade dos jovens se sociabilizarem e se integrarem e apresentarem algumas de suas atividades acadêmicas produzidas. “Todos são responsáveis pelo sucesso e metas alcançados”, comemorou.                               

Enfatizando o caráter multidisciplinar do ProJovem, o secretário executivo de Juventude, Esporte e Recreação, Thiago Pacheco, declarou que os cursos técnicos oferecidos foram responsáveis pelo descobrimento de jovens extremamente competentes e preparados. “Bastou oferecermos oportunidades e estes jovens souberam aproveitar. Estamos formando jovens mais preparados para os desafios do mercado de trabalho”.

Concurso de redação – O Integra Jovem, durante o mês da mulher comemorado em março pela Prefeitura, lançou um concurso de redação com o título “Cidadania Ativa para as Mulheres”. Nesta sexta, aconteceu o anúncio dos vencedores e a entrega dos respectivos prêmios.

Ao todo foram 38 redações inscritas de estudantes de todos os dez núcleos de ensino. Os vencedores foram Flávia da Silva Marques (1° lugar), Luciana Araújo da Costa (2º Lugar), Deigrison Ferreira da Silva (3º Lugar), Macilene da Silva Carvalho (4° lugar) e Josineide Rosemiro dos Santos (5º Lugar).

A primeira colocada ganhou uma máquina fotográfica, a segunda colocada ganhou um aparelho de telefone celular e o terceiro lugar levou MP4, enquanto que os quartos e quintos lugares ganharam menções honrosas.