Luciano Agra discute campanha da ONU com secretário da Presidência

Por - em 13

O vice-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, reuniu-se nesta terça-feira (22) com o secretário nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Presidência da República, Wagner Caetano. O encontro, que aconteceu na sede da Unimed em João Pessoa, teve como objetivo discutir ações que possam garantir uma maior participação do Governo Municipal em prol da campanha dos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000 para os países do mundo inteiro.

O secretário Wagner Caetano destacou a importância da participação das administrações públicas nesse movimento que vem ganhando adesão no Brasil de várias empresas e de movimentos sociais. Acabar com a fome e a miséria, por exemplo, disse ele, é a primeira meta definida pela ONU, e o nosso país quer atingir esse objetivo até o ano de 2015. “O Brasil caminha em direção à erradicação da fome, mas ainda há muito o que ser feito. Cabe principalmente ao poder público, seja federal, estadual ou municipal construir e assegurar políticas públicas que garantam a distribuição e o acesso de comida suficiente para toda a população”, completou.

O vice-prefeito Luciano Agra reforçou ao secretário da Presidência da República a intenção da PMJP em garantir um maior engajamento de suas secretarias nos programas e atividades que objetivem atingir os chamados ‘8 jeitos de mudar o mundo’. “Nossas ações nas áreas de habitação, educação, geração de renda e saneamento, por exemplo, já são fomentadas buscando sempre garantir uma melhor e mais digna qualidade de vida à população. Em termos de saneamento, fizemos obras em seis grandes comunidades de João Pessoa. Agora, queremos mais, queremos dar um salto de qualidade em outros serviços”, destacou.

A coordenadora do movimento pela cidadania Nós Podemos Paraíba, Núbia Gonçalves, também destacou a atuação da gestão municipal em programas que buscam melhorar a vida dos pessoenses nas áreas de ação social e geração de renda. “A Prefeitura de João Pessoa, de certa forma, já vem fazendo muitas ações vinculadas às diretrizes dos Oito Objetivos do Milênio”, disse ela.

Grupos de trabalho – Durante o encontro, foi sugerido que a PMJP crie um grupo de trabalho específico para monitorar os indicadores sociais e econômicos previstos pelos ODM. Uma nova reunião com a equipe do governo federal e a ONU no Brasil também deverá acontecer nos próximos meses em João Pessoa para fomentar a participação da prefeitura no movimento nacional pela cidadania e solidariedade.

No último dia 20 de novembro, o prefeito Ricardo Coutinho assinou o decreto de nº 6.743 que estabelece regras para divulgação dos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em todo o município de João Pessoa. Ficou definido, por exemplo, que as políticas públicas municipais de saúde, educação, assistência social, direitos humanos, meio ambiente e desenvolvimento sustentável devem fazer menção aos oito objetivos em suas funções, eventos e instrumentos publicitários.