Luciano Agra é empossado no cargo na Estação Cabo Branco

Por - em 46

Em uma sessão solene realizada nesta quarta-feira (31) no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, o arquiteto José Luciano Agra de Oliveira tomou posse como prefeito de João Pessoa. Na solenidade, a mesa diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), tendo à frente o vereador Durval Ferreira, leu o pedido de renúncia do ex-prefeito Ricardo Coutinho, para em seguida dar posse ao novo prefeito.

No discurso de transmissão de cargo, Ricardo Coutinho agradeceu todo o apoio recebido nos cinco anos que esteve à frente da administração da Prefeitura, ressaltando que, nesse percurso, Luciano Agra sempre esteve presente, “como técnico, conselheiro, amigo e irmão”. “A cidade continua sua marcha para o futuro, sem temer adversidades. Luciano conhece esse chão como ninguém e o ama tanto quanto todos nós”, completou.

Luciano Agra assumiu o cargo afirmando que recebe a missão com a humildade que a experiência recomenda e com a imensa responsabilidade de dirigir os destinos da Capital. “Assumo o cargo de prefeito numa perspectiva de participar ativamente nas transformações em curso em nossa cidade, empreendidas por Ricardo Coutinho”, afirmou.

Em relação a convivência com o Poder Legislativo, Agra ressaltou que irá respeitar a independência e autonomia da Câmara, e vai estabelecer uma relação harmoniosa voltada para o bem comum da população. “Não vejo vereadores de situação ou de oposição na Casa Legislativa, mas sim homens e mulheres comprometidos com aqueles que os trouxeram até aqui”, disse.

Diversas autoridades participaram da posse de Luciano Agra, como representantes dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, lotando as dependências do auditório da Estação Cabo Branco. Para não perder nenhum momento da posse, várias pessoas preferiram acompanhar a solenidade através de um telão instalado no teatro de Arena da Estação Cabo Branco.

O público presente assistiu a uma apresentação de Diana Miranda, que cantou o Hino Nacional, e ainda a um vídeo com imagens dos cinco anos de administração de Ricardo Coutinho. As autoridades presentes na solenidade receberam um catálogo com fotografias de ações implementadas na Prefeitura nos últimos cinco anos da administração municipal.

Perfil de Luciano Agra – José Luciano Agra de Oliveira tem 57 anos de idade e é natural da cidade de Campina Grande. Filho de Tibúrcio Valeriano de Oliveira e Neusa Agra de Oliveira, é graduado em Arquitetura pela Universidade de Pernambuco (UFPE) e mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Luciano Agra começou a carreira profissional no final da década de 70, atuando como arquiteto da Coordenadoria Geral de Planejamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Em 2005, assumiu a Secretaria de Planejamento da PMJP, e em janeiro de 2009 tomou posse como vice-prefeito da Capital, na primeira gestão do prefeito Ricardo Coutinho. Desde 1982, é professor concursado do Departamento de Arquitetura da UFPB, de onde está afastado para ocupar o cargo de prefeito da Capital.