Luciano Agra faz palestras durante seminário na CMJP

Por - em 57

O vice-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, participou nesta terça (29) de um seminário promovido pela Câmara Municipal da Capital. O seminário teve como tema a ‘Mobilidade Urbana na Cidade de João Pessoa e Região Metropolitana’ e foi proposto pelos vereadores Tavinho Santos (PTB) e Geraldo Amorim (PDT). “Essas discussões são mais que necessárias para podermos não só colocar em debate os problemas que interferem na questão da mobilidade urbana nas nossas cidades, como também termos a oportunidade de citar algumas das experiências que estão sendo apresentadas pela prefeitura da Capital”, destacou o vice-prefeito.

O seminário contou com a participação do conferencista e coordenador nacional do ‘Projeto Pensar o Brasil’, do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), José Carlos Xavier ‘Grafite’. José Carlos, que é engenheiro civil, participou da elaboração do PAC da Mobilidade, que está tramitando no Congresso Nacional, apontou alguns dos problemas que afetam a vida da população nas cidades brasileiras nas áreas de trânsito e transportes. Ele fez algumas sugestões para amenizar os transtornos.

“Todas as 45 cidades brasileiras no país que possuem mais de 500 mil habitantes têm um problema em comum, que é o da mobilidade urbana. Os problemas só aumentam com o passar do tempo com os incentivos para a adoção do transporte individual, o que é gerado pela melhoria de renda da própria população e a prática da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para compra de automóvel por parte do governo federal”, explicou.

Luciano Agra, que foi um dos principais debatedores do evento, entende que a criação do Plano de Mobilidade Urbana por parte das administrações municipais não pode deixar de levar em conta também a participação da população. “Em João Pessoa, por exemplo, o plano tem que ser muito bem feito e construído de forma que a população dê a legitimidade necessária ao que será definido devido às mudanças que poderão vir a ser adotadas”, disse ele. Luciano Agra ainda destacou que a gestão municipal está tomando as primeiras medidas para captar recursos para elaboração do novo Plano Diretor de Transporte Coletivo da Capital.