Luciano Agra inaugura primeira etapa do Museu da Ciência

Por - em 19

O prefeito Luciano Agra inaugurou no último sábado (3), o “Caminho do Conhecimento”, a primeira etapa do Museu da Ciência, na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes. A solenidade de inauguração teve início com a apresentação musical do pianista Sibelius que aproveitou a ocasião e tocou duas composições do maestro Radegundis Feitosa, falecido na última quinta-feira (1).

Luciano Agra parabenizou os trabalhadores da Casa pelo empenho da equipe na execução dos trabalhos nos últimos dois anos e disse que na Estação Cabo Branco se tornam plenos dois objetivos da gestão municipal: a difusão do conhecimento e a inclusão social.

“Nestes dois anos, passaram pela Estação Cabo Branco mais de novecentos mil visitantes, sendo que trinta e cinco mil são alunos das redes municipal, estadual, particular e superior tiveram aulas de campo e já foram programadas e realizadas, desde sua inauguração. Tenho certeza que muito em breve estaremos atingindo a meta de um milhão de visitantes ou mais na Estação Cabo Branco”, anunciou Luciano Agra.

Todos os recursos financeiros aplicados para implantação desta primeira etapa do “Caminho do Conhecimento” são próprios. A Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) deve iniciar a implantação de um Memorial descritivo para a implantação de mais dezoito novos experimentos, com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia
(MCT).

“Quando da conclusão desse processo, até dezembro de 2010, teremos instalados, no primeiro andar da Torre, 31 experimentos científicos, o que irá concluir a última etapa de instalação do Museu de Ciência”, disse o diretor da Casa, o professor Fernando Abath.

Um dos objetivos do “Caminho do Conhecimento” é fazer com que tanto o visitante, quanto os estudantes possam aprender de forma prazerosa e divertida. As visitas serão supervisionadas por monitores universitários capacitados para conduzir os visitantes.

A secretaria de Educação, Ariane Sá, presente na solenidade, parabenizou a Estação pelos dois anos de pleno funcionamento e a cidade de João Pessoa por mais este equipamento que agora está disponibilizado para a população.

“Aqui temos a prática das teorias que se aprende nas salas de aula. Vamos ao caminho do conhecimento conferir como realmente vale a pena está neste espaço”, disse. Na ocasião, a secretária de Educação do Município de João Pessoa, juntamente com os presentes, percorreram o “Caminho do Conhecimento”

No local também estavam presentes os estudantes do Projovem que vieram para a demonstração dos experimentos monitorados pelos estagiários da Estação Cabo Branco. “Assim na prática fica muito mais fácil de aprender”, disse a estudante Tais Lins Costa, 15 anos, da Escola Sesquicentário.