Luciano Agra lança cartilha com orientações sobre merenda escolar

Por - em 58

O prefeito Luciano Agra lançou, na tarde desta terça-feira (21), a cartilha informativa que orienta os profissionais da educação sobre a centralização da merenda pelo Governo Municipal. O evento aconteceu no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes.

“É preciso que todos os funcionários tenham consciência da importância do seu trabalho, que evitem desperdício, sejam disciplinados e se mantenham dentro do plano traçado. Essas crianças merecem o nosso respeito e o nosso carinho”, ressaltou Luciano Agra.

Elaborada pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), a cartilha norteará a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em João Pessoa. “É um recurso de fácil compreensão, com orientações claras sobre a forma de lidar com o alimento, desde a compra até a distribuição entre os alunos”, afirmou o prefeito.

Para Ariane Sá, secretária de Educação e Cultura (Sedec), as escolas têm competência para receber essa modalidade de serviço. “Depois de dois anos de merenda terceirizada, a Sedec retoma o controle sobre a merenda. Estamos ajustando as cozinhas e as equipes, para, no próximo semestre, voltarmos prontos para este novo desafio”, disse a secretária.

A partir dessa centralização, segundo a secretária de Educação, o governo municipal vai incentivar os conselhos escolares, formados por pais de alunos e diretores, na fiscalização da qualidade da merenda e a devida aplicação dos recursos repassados pela Secretaria.

Capacitação – O evento contou com as presenças de gestores, coordenadores e adjuntos da rede municipal de ensino, além de representantes dos Conselhos Escolares, de Alimentação Escolar e Municipal de Educação, que receberam capacitação sobre o funcionamento da distribuição da merenda nas unidades escolares da Capital.

De posse de suas cartilhas, eles ouviram a apresentação da coordenadora de Alimentação da Sedec, Simone Figueiredo, que mostrou todos os passos para execução segura e eficaz da modalidade.

Cartilha – O material sobre a centralização da merenda foi elaborado com a colaboração técnica de nutricionistas com registro profissional no Conselho Regional da categoria. Aborda temas como leis e resoluções que regem o PNAE, a quantidade de refeições diárias e de merenda nas diversas formas de atendimento do município e as opções de cardápios, entre outros.