Luciano Agra participa de ação contra dengue no fim de semana

Por - em 34

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, participou neste sábado (26), do lançamento da campanha Estadual de combate à dengue, em uma ação que deflagrou a campanha em todas as cidades paraibanas, mobilizando os cinco distritos sanitários em João Pessoa e um total de 400 profissionais de saúde. A ação foi promovida pelo governador Ricardo Coutinho, com o ponto de partida no Centro de Comércio e Serviços do Varadouro.

Durante a iniciativa os profissionais se concentraram em pontos estratégicos no município e os Agentes de Saúde Ambiental (ASA) promoveram visitas casa a casa em cerca de 2 mil residências, com os demais profissionais distribuindo panfletos e anotando as denúncias sobre possíveis pontos de focos de dengue.

A secretária adjunta da SMS, Adriene Jacinto, destacou a importância da parceria entre o Estado e o Município no combate à dengue. “É um dia em que reafirmamos a parceria com o Estado. Nele destacamos a importância de ações permanentes, que tem como intenção evitar as epidemias”, disse Luciano Agra.

“É importante salientar que os usuários procurem as Unidades de Saúde da Família em suas comunidades, ou aos Centros de Atendimento Integrado em Saúde (Cais). Então, caso seja necessário, ele será encaminhado aos hospitais”, destacou a secretaria adjunta da SMS, Adriene Jacinto.

Sobre o combate à dengue, o governador Ricardo Coutinho assinalou a importância de toda a população para minimizar o alcance da doença no Estado. “Somos todos é responsáveis nesse processo de combate à dengue, pois isso não depende apenas do poder público, mas de cada cidadão brasileiro. O agente de saúde não tem condição de detectar todos os focos, já que muitos estão dentro das residências”, comentou o governador.

Este ano um total de 1900 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e agentes comunitários, tem participado de capacitações para melhorar o atendimento à população e agilizar a detecção de novos casos de dengue. As ações educativas e combate direto ao foco estão sendo realizadas pelos agentes de saúde.

Arrastões e práticas educativas nas comunidades, com cada distrito entrando em contato com líderes comunitários e o uso de  escolas e espaços da comunidade para estimular ações preventivas, buscando a prevenção à dengue, são outros recursos utilizados pela secretaria para ampliar o impacto da campanha contra a dengue no município.