Luciano Agra participa de Feira Internacional de Transporte em Bogotá

Por - em 22

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, vai participar da ‘V Feria Internacional de Transporte Masivo’, no período de 16 a 18 de novembro, em Bogotá, Colômbia. Bogotá é a cidade reconhecida por ter o melhor sistema de transporte público de um país em desenvolvimento. Esse sistema, chamado Transmileniun, foi inspirado no modelo de Curitiba, mas avançou e foi aperfeiçoado, tornando-se referência para o mundo.

O superintendente de Transporte e Trânsito da Capital, Nilton Pereira de Andrade, responsável pela elaboração do Plano de Mobilidade que será implantando em João Pessoa, acompanhará o prefeito na viagem. Segundo ele, a intenção é criar um intercâmbio de conhecimento, ver as novas experiências e dialogar com quem projeta e atua em projetos semelhantes ao que se quer implantar em João Pessoa.

A Feira é um importante evento do setor de transporte, com ampla repercussão internacional, que tem se convertido em um espaço de encontro de líderes e profissionais da área. Visitantes de outros países, gestores de políticas públicas, técnicos, operadores de transportes públicos e acadêmicos estarão presentes para conhecer como funciona o maior sistema Bus Rapid Trânsit- BRT do mundo ou mostrar experiências bem sucedidas no setor.

O superintendente da STTrans, Nilton Pereira, explica que participar de um evento desse porte é ter a oportunidade única para ouvir as vozes mais qualificadas sobre o desenvolvimento do transporte de massa e conhecer os avanços tecnológicos aplicados no setor. “O Plano de Mobilidade feito para a Capital paraibana também é inspirado no modelo hoje implantado em Bogotá, por isso a presença do prefeito nesse evento é de grande importância”, disse.

Além da presença na Feira de Transporte, está previsto um encontro para troca de experiências  com  Enrique Penãlosa, o ex- prefeito de Bogotá, que planejou e implantou o sistema Transmileniun, voltado especificamente para o transporte público. A agenda inclui visitas técnicas para conhecer todo o sistema em campo e a Central de Controle.

Durante três dias, Luciano Agra e Nilton Pereira vão trocar experiências com 15 conferencistas internacionais sobre o que ocorre atualmente em relação à mobilidade nas cidades em crescimento, o desenvolvimento econômico global graças a soluções de transporte locais, o planejamento urbano e políticas públicas para o transporte, a intermodalidade e integração como marco de sustentabilidade, além de outros assuntos.

Entre uma conferência e outra serão apresentados painéis mostrando casos de acertos e erros que têm ocorrido quando se implanta sistemas de transportes e qual têm sido a relação entre a cidade, mobilidade e transporte urbano.

Como esses sistemas são implantados sempre em parceria entre o Poder Público e as empresas concessionárias também farão parte do evento o diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes Públicos Coletivos (AETC-JP), Mário Tourinho, e o presidente do Sindicato dos Transportes Urbanos (Sintur), Alberto Pereira do Nascimento.

O sistema Transmilenun é reconhecido devido ao investimento do poder público no transporte coletivo. O sistema é integrado, utiliza ônibus articulados que circulam em faixas segregadas, com paradas em estações modernas.