Luciano Agra participa do 5º Encontro de Prefeitos do NE

Por - em 23

A cidade de João Pessoa sedia até esta sexta-feira (13) o 5º Encontro de Prefeitos do Nordeste, que está sendo realizado no Auditório do Sebrae, no Bairro dos Estados. A abertura solene do evento, promovido pela União Brasileira de Municípios (Ubam), aconteceu na manhã desta quinta-feira (12) com uma sessão especial da Assembléia Legislativa, contando com a presença do vice-prefeito Luciano Agra representando o prefeito Ricardo Coutinho.

Em sua saudação aos participantes do encontro, o vice-prefeito falou sobre os desafios a que os gestores municipais precisam estar preparados para enfrentar em tempos de crise econômica e a participação dos municípios nas ações do governo. “Os municípios brasileiros ainda se encontram muito inferiorizados nessa arquitetura de poder. Em algumas políticas públicas do governo, não há uma participação merecedora”, disse ele.

Luciano Agra também destacou a necessidade de se pensar em um plano mais amplo de governo para os estados e municípios nordestinos. “O Nordeste cresceu mais que todas as regiões do País nos últimos tempos. Isso mostra nossas potencialidades, nossas riquezas; temos um povo batalhador, que tem inúmeros talentos. Na Paraíba, por exemplo, precisamos construir uma proposta de desenvolvimento mais amplo, e que para se ter legitimidade deve envolver a participação dos municípios”, ressaltou.

Pacto Federativo – O presidente da Ubam, Leonardo Santana, também falou sobre a importância do evento para se colocar em debate um novo pacto federativo para o Brasil. “Uma das coisas mais importantes que estamos discutindo é o pacto federativo. O que queremos na realidade é uma partilha mais acertada dos recursos públicos, fazendo com que os municípios recebam igualitariamente aos estados. A União retém 60% dos recursos, manda 25% para os estados e 15% para os municípios. Isso não é justo, os municípios são entes federados; a República Federativa do Brasil é composta de três entes e não pode haver desigualdade entre eles”, destacou.

Também estiveram presentes ao evento, o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto; representantes do Estado, do Legislativo e do Banco do Nordeste.

Meio Ambiente – Durante o 5º Encontro de Prefeitos do Nordeste, a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa também instalou uma tenda verde no hall do auditório do Sebrae. Com exposição de banners e espécies da flora local, a Seman oferece até esta sexta-feira a possibilidade de convênios com outros municípios do Estado para doação de mudas e assistência técnica por parte da PMJP. A iniciativa faz parte de um programa de apoio à arborização urbana.

Nesta sexta, também estão previstas no evento palestras com as participações dos secretários municipais de Meio Ambiente, Simão Almeida; de Planejamento, Estelizabel Bezerra; e do Turismo, Euzário Pereira.