Luciano Agra prestigia desfile cívico de 7 de setembro

Por - em 58

Uma festa de cores, música, emoção e demonstrações de civismo. Foi assim o desfile cívico de 7 de setembro realizado nesta quarta-feira, em João Pessoa. As escolas e as tropas militares fizeram um show à parte e receberam muitos aplausos do público que foi até a Avenida Duarte da Silveira. O prefeito Luciano Agra prestigiou o evento ao lado do governador do Estado Ricardo Coutinho, autoridades militares, secretários e auxiliares dos dois governos. Após a revista da tropa pelo governador, os dois gestores do Executivo abriram oficialmente o desfile com o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional, executado pela Banda Municipal 5 de Agosto.

“O Brasil está avançando e conquistando seu lugar no mundo internacional; o Nordeste está crescendo e o nosso Estado e Capital também estão acompanhando esse crescimento. Tenho muito orgulho em representar o governo municipal de João Pessoa em um dia como este. O desfile simboliza essas conquistas ao longo dos anos e, para muitos dos nossos pessoenses, é o evento que marca o nosso 7 de setembro”, destacou o prefeito Luciano Agra.

Já o governador Ricardo Coutinho falou da emoção em prestigiar o desfile pela primeira vez como governador do Estado. “É importante que nos lembremos dos nossos símbolos nacionais não só hoje como em outros dias. Como governo e como cidadão tenho a maior honra de participar desse evento, e desta vez de uma forma mais especial”, disse o gestor.

Escolas – As escolas das redes públicas e privadas foram as primeiras a passar pela avenida nessa quarta-feira, logo após a participação de representantes da Fundação de Apoio ao Deficiente (Funad). Neste ano, 10 escolas da Prefeitura de João Pessoa participaram do desfile, em meio a aplausos do público, principalmente após a apresentação das bandas marciais.  Os estudantes trouxerem faixas e cartazes lembrando alguns dos temas e programas pedagógicos discutidos este ano, a exemplo do respeito à natureza e a prevenção ao bullying.

O prefeito Luciano Agra ressaltou que o estímulo ao conhecimento dos símbolos nacionais faz parte da rotina nas unidades de educação da rede municipal e o projeto de incentivo à criação das bandas marciais vem atraindo dezenas de jovens para o aprendizado da música instrumental. “Hoje, a grande maioria das nossas escolas possuem uma banda marcial própria. O nosso orgulho enquanto gestão é vê-los em momentos como estes, felizes por poderem apresentar o que aprenderam e exercitaram durante todo este ano”, disse o prefeito.

Aplausos – Servidores da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) também participaram do desfile, levando ao público demonstrações das oficinas e projetos culturais. O som do grupo Baticumlata e o pedido de paz feito pelos funcionários soltando bolas brancas no ar atraíram a atenção do público e resultaram em vários aplausos.

A Guarda Municipal de João Pessoa este ano percorreu a Duarte da Silveira com um efetivo de cerca de 150 agentes, acompanhados pela Banda Municipal 5 de Agosto. O desfile contou ainda com as apresentações de equipes da STTrans e do Serviço Móvel de Urgência (Samu).

Quem foi à Avenida também pôde assistir ao desfile de órgãos gerenciados pelo Estado, como o Hemocentro, além de empresas integrantes do ‘Sistema S’, Escoteiros do Brasil, Maçonaria, Legião da Boa Vontade, Casa da Criança com Câncer, Grupo de Teatro, Dança e Animação Creusa Pires, Grupos indígenas, entre outras entidades civis. Integrantes do Exército, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, do grupo de Bombeiros civis, e do Corpo de Bombeiros também desfilaram em frente ao palanque oficial.

O final da parada cívica deste dia 7 foi marcado por um desfile marcante de homens e mulheres da Polícia Militar do Estado. A Cavalaria encerrou o desfile em meio aos aplausos do público expectador. “Gosto muito de ver os policiais e este ano o desfile ficou bonito”, comentou a pensionista Djanira Félix de Araújo, que todos os anos vai assistir o desfile comemorativo do dia 7 da Capital.

Estrutura – Para o desfile do Dia da Independência, a Prefeitura Municipal de João Pessoa disponibilizou como serviço de apoio o trabalho de mais de 115 servidores da STTrans, entre agentes de trânsito, fiscais de transportes e equipes de apoio a organização do tráfego.

O Samu participou do evento com a instalação de três pontos de apoio para atendimento ao público. Duas ambulâncias de suporte básico ficaram instaladas no Parque Solon de Lucena e Maximiniano Figueiredo. Uma outra de suporte avançado foi instalada no estacionamento do Departamento de Estradas de Rodagem.

Várias secretarias da PMJP também participaram dos trabalhos preparativos para o desfile desta quarta, com a limpeza das ruas e manutenção de praças e de áreas públicas.