Luciano Agra recebe Título de Cidadão Pessoense na Estação Cabo Branco

Por - em 90

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, receberá nesta quinta-feira (12), o Título de Cidadão Pessoense concedido pela Câmara Municipal. A entrega acontecerá em uma sessão solene no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, às 17h30, na ocasião também do encerramento do 1º Seminário de Direito Eleitoral do Município de João Pessoa. O título será concedido ao gestor após aprovação e apreciação do Legislativo Municipal com sugestão apresentada pelo vereador Raoni Mendes (PDT).

“Será uma honra ser agraciado como cidadão desta cidade em que dei seguimento à minha vida pessoal, minha carreira, minha história como gestor público. Desde que aqui cheguei, João Pessoa me encantou e me acolheu com sua beleza e sua gente. Agora, terei o grande prazer em ser reconhecido também como filho desta terra”, ressaltou o prefeito Luciano Agra.

A proposta de concessão do Título de Cidadão Pessoense foi apresentada inicialmente em 2009, pelo também vereador Fernando Milanês (PMDB), na época em que Luciano Agra atuava como vice-prefeito da Capital. Com aprovação do vereador, a proposta foi reapresentada por Raoni Mendes, garantindo a entrega da comenda nesta quinta-feira.

Arquiteto e gestor – O prefeito José Luciano Agra de Oliveira tem 59 anos e é natural da cidade de Campina Grande. Filho de Tibúrcio Valeriano de Oliveira e Neusa Agra de Oliveira, nasceu em 25 de novembro de 1952, é graduado em Arquitetura pela Universidade de Pernambuco (1976) e mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal da Paraíba.

Agra começou a carreira profissional no final da década de 70, atuando como arquiteto da Coordenadoria Geral de Planejamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Trabalhou também como coordenador da equipe técnica responsável pela revisão do Código de Urbanismo da Capital em 1979 e Gerente do Projeto Cura, pela PMJP. Foi ainda diretor técnico da Companhia de Desenvolvimento pela Prefeitura Municipal de Campina Grande.

Em João Pessoa, o atual prefeito da Capital esteve à frente da gerência de Infraestrutura da Unidade Administrativa do Projeto Especial Cidades de Porte Médio, do Aglomerado Urbano de João Pessoa. Foi coordenador assistente da Coordenadoria Geral de Planejamento da PMJP (Coplan), assessor especial do Gabinete de Planejamento do Governo do Estado da Paraíba, e ainda coordenador do Projeto Costa do Sol e do Plano de Zoneamento Costeiro.

Na década de 90, trabalhou como coordenador da equipe técnica responsável pela revisão dos Códigos de Urbanismo, Posturas, Obras e Edificações do Município de João Pessoa. Atuou também como coordenador da Câmara Especializada de Arquitetura (Cearq), e foi membro da Comissão de Ética do Crea-PB. Luciano Agra também foi conselheiro representante do Centro de Tecnologia da UFPB junto ao Crea-PB em 2002.

Em 2005, Agra assumiu a Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa, e em janeiro de 2009, a vice-prefeitura da Capital na gestão do prefeito Ricardo Coutinho. Desde 1982, é docente da Universidade Federal da Paraíba, e atualmente é professor adjunto do Departamento de Arquitetura da UFPB, de onde está temporariamente licenciado para ocupar o cargo de prefeito da Capital, assumido em dia 31 de março de 2010.