Luciano anuncia pagamento do 13º salário durante ‘Papo com o Prefeito’

Por - em 122

O prefeito Luciano Agra confirmou que a segunda parcela do 13º salário será paga aos servidores da Prefeitura Municipal de João Pessoa no próximo dia 20. Este é o primeiro ano que os funcionários prestadores de serviço também ganharam o direito a receber o benefício. O anúncio da data de pagamento aconteceu durante a realização do programa ‘Papo Com Prefeito’, transmitido ao vivo na noite desta terça-feira (6) pelo site da PMJP www.joaopessoa.pb.gov.br/aovivo e mediado pela jornalista Juliana Araújo. Esta foi a terceira e última edição do programa realizado neste ano de 2012.

Durante o programa, Luciano Agra respondeu às perguntas feitas pelos internautas através da hastag #PapoComPrefeito e falou sobre alguns dos projetos desenvolvidos pelo governo municipal ou previstos para o próximo ano de gestão, como os programas de valorização do servidor público.

“Existe um patrimônio que temos na gestão desde 2005 que é o respeito ao servidor e aos seus direitos, principalmente a pontualidade no que diz respeito ao pagamento. O dinheiro do 13º salário já está no banco separado e o pagamento acontecerá no dia 20, incluindo os prestadores de serviço”, disse ele.

Mobilidade – O prefeito também falou sobre a realização de concurso público para a atual Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) que, a partir de um projeto de lei enviado à Câmara, mudará de nomenclatura e contará com um Plano de Cargos, Carreira e Salários para seus servidores.

“Na área de transportes temos evoluído bastante. Para gerenciar todos os projetos precisávamos de um órgão devidamente estruturado para fazer frente aos desafios que irão surgir pela frente. Já o PCCR abre caminho para a realização de concurso. Tivemos a felicidade e o orgulho de encaminhar nesta terça o projeto de lei à Câmara Municipal que prevê esses benefícios”, ressaltou.

Ainda sobre mobilidade urbana, o prefeito destacou no programa algumas das obras que estão sendo realizadas em vários bairros da cidade com melhoria de ruas e a criação de novos acessos entre os bairros, a exemplo da duplicação da via de acesso ao Altiplano que está em um segundo processo de licitação e que logo após o trâmite legal voltará a ter continuidade nos trabalhos.

“Vamos ter mudanças também no Castelo Branco. Estamos em fase adiantada nos projetos para os Bancários e também estamos concluindo diversas vias de ligação entre bairros. Quando todas as obras estiverem prontas, avisamos a população sobre as mudanças na circulação e sobre uma nova maneira que as pessoas precisarão ter de se comportarem no trânsito da cidade”, completou.

Moradia – Luciano Agra também citou a entrega a ser realizada nesta quarta das 244 unidades habitacionais do Residencial Manacá, em Paratibe, e lembrou que 100 delas são destinadas a mulheres atendidas pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres; entre elas, mulheres em situação de risco.

“Nossa política de gênero chega a todos os nossos projetos habitacionais. As mulheres têm assumido muitas responsabilidades nas últimas décadas, e nada mais lógico que possamos garantir um tratamento diferenciado para as mulheres da nossa João Pessoa”, disse Agra.

Orla – Para a área dos bairros próximos a orla da Capital, Luciano Agra informou que, após o acordo feito com os comerciantes da praia do Bessa, também nesta terça (6), a praia do local deverá estar totalmente livre para uso da população ainda neste mês de dezembro. “Depois de anos de impasse, tivemos a oportunidade de fazer um acordo com os barraqueiros de forma amistosa. Nos próximos dias, a praia do Bessa ficará absolutamente livre. Queremos transformar João Pessoa em uma cidade saudável e para isso precisamos ter mais qualidade de vida”, ressaltou o prefeito, respondendo aos twitteiros.

Outra novidade para os moradores do bairro, disse ele, é que o também impasse sobre a criação do Parque Parahyba, na área do atual Aeroclube poderá, enfim, chegar ao final. “Estou aguardando com muita esperança que tenhamos uma solução negociada, que seja boa para João Pessoa e boa para o Aeroclube”, ressaltou.

Concursos – Nessa terceira edição do Papo Com Prefeito, o gestor também respondeu a perguntas sobre a convocação dos aprovados em concursos públicos do Município. “Todos os candidatos habilitados nos concursos da prefeitura serão chamados”, disse ele, ressaltando que isso deverá continuar acontecendo a partir das demandas da própria Prefeitura.

Esporte e lazer – Na área de esporte e lazer, o prefeito respondeu aos twitteiros quanto à criação de espaços para a prática de esportes radicais.  Ele ressaltou que a PMJP já construiu uma pista de skate e bicicross e que o Parque Cuiá deverá contar com equipamentos específicos para essa prática esportiva. “Queremos também construir um ginásio poliesportivo destinado aos pára-atletas e ainda concretizar um sonho de instalar na cidade de João Pessoa um centro de treinamento aquático”, ressaltou.

Saúde – Entre os projetos para a rede pública de saúde, o prefeito destacou que serão investidos cerca de 23 milhões em melhorias na rede de atendimento do Município. “Estamos com uma mega projeto: a reestruturação de toda a rede de saúde da cidade de João Pessoa. Um projeto de 23 milhões, já licitado e em vias da assinatura de ordem de serviço, para melhorias em todos os equipamentos de saúde do município. Teremos ainda a construção de várias unidades de saúde e mais duas UPAs além da de Manaíra que está pronta para ser entregue. Também estamos construindo hoje o maior e um dos melhores almoxarifados centrais do País para distribuição de medicamentos e ainda um Centro de Terapias ‘Alternativas’”, completou.

Avaliação – No final do programa, o prefeito Luciano Agra agradeceu a participação dos twitteiros e fez uma avaliação sobre a atuação do governo municipal em 2012. “Estamos com o sentimento de dever cumprido. As demandas de JP são de uma dimensão de que nem sempre conseguimos responder a todas. Mas temos nos esforçado. Somos a quinta cidade que teve a melhor gestão municipal, tivemos avanços na educação, na saúde… Foi um ano muito produtivo”, disse ele.