Luciano assina decreto de criação do Parque Municipal do Cuiá

Por - em 234

O decreto de criação do Parque Natural Municipal do Cuiá será assinado pelo prefeito Luciano Agra, nesta sexta-feira, (29), às 15h, na Fazenda Cuiá, que fica na ladeira entre Mangabeira e Valentina Figueiredo. O Parque será o primeiro de João Pessoa a entrar no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente. Essa é uma das importantes ações previstas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, nesse primeiro ano de gestão do prefeito Luciano Agra.

A Fazenda Cuiá é uma área de Mata Atlântica de 43,12 hectares, equivalente a seis campos de futebol, localizada entre os bairros do Valentina Figueiredo, Grotão, Cuiá, Boa Esperança e adjacências. O cadastro do Ministério do Meio Ambiente divulga as cidades e suas políticas ambientais, colocando João Pessoa entre os municípios que se preocupam com a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente.

Formado por áreas de uso intensivo e restritivo, o trecho remanescente de Mata Atlântica, de aproximadamente 20,8 hectares, terá uso restrito, com trilhas educativas guiadas, espécies identificadas, valorizando o ambiente natural e propiciando o contato com a natureza preservada desta área. Para as famílias e população em geral o Parque disporá de áreas para pic-nic, pedalinho, tirolesa, ponte pênsil, arvorismo, observatórios de pássaros, anfiteatro externo, casa de plantas (Bromeliário), exposição permanente de imagens da história da Fazenda Cuiá e do Parque, quiosques de serviços, postos de segurança, lojas de artesanato e souvenirs e estacionamento com 250 vagas, sendo 08 para portadores de necessidades especiais e ainda 100 vagas para motos e 10 para ônibus de turismo.

 

Para a secretária do Meio Ambiente, geógrafa Lígia Tavares, “o Parque Natural do Cuiá representa um marco para a sustentabilidade urbana e ambiental de João Pessoa. É a primeira unidade de conservação na cidade e o início de uma política que concilia o lazer com a preservação ambiental trazendo a natureza para o usufruto da população.”

 

O projeto do Parque, elaborado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e Secretaria de Planejamento (Seplan), foi apresentado e discutido com a população, na última segunda-feira (25), durante audiência pública articulada com equipes do Orçamento Democrático (OD).