- Prefeitura Municipal de João Pessoa - http://www.joaopessoa.pb.gov.br -

Luciano Cartaxo deseja boa sorte a estudantes classificados para campeonato de Robótica

[1]Trinta estudantes estão levando o nome da Capital paraibana para Curitiba e prometem voltar para João Pessoa neste final de semana cheios de prêmios. Eles participam a partir desta terça-feira (7) do Campeonato Latinoamericano de Robótica em seis categorias diferentes, competindo com crianças brasileiras e de vários países. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, acompanhou o embarque deles no Aeroporto Castro Pinto, na manhã desta segunda-feira (6) e desejou boa sorte para as crianças, que desenvolvem seus conhecimentos em sala de aula com o uso da robótica em 100% das unidades de ensino.

[2]Desde 2013, todos os anos alunos da Rede Municipal de Ensino se destacam em robótica em diversas competições, chegando, inclusive, ao 1º lugar no Campeonato Mundial de 2015, a Robocup, realizada na China. Na ocasião, os alunos da Escola Municipal Apolônio Sales de Miranda, venceram a disputa no quesito ‘Interação Humana com Robô’. Em 2013, alunos de João Pessoa também ganharam o 1º lugar na Competição Brasileira de Robótica, em Fortaleza, na categoria ‘Robocup Junior Dance Primary’. Em 2014, no Mundial de Robótica ocorrido aqui mesmo em João Pessoa, eles foram campeões da categoria ‘Super Team’, com uma equipe formada por estudantes pessoenses, dos Estados Unidos e da Áustria. No ano passado eles conquistaram o 3º lugar na XIV Competição Latinoamericana de Robótica (Larc), em Recife.

[3]“A robótica é uma ferramenta muito importante utilizada no processo pedagógico e existe uma identificação muito grande dos nossos alunos. Os equipamentos estão presentes em 100% das escolas e quando a gente estimula o ensino com robótica, com o envolvimento dos familiares como a gente vê aqui, e os resultados que já estamos colhendo, como os diversos prêmios, vemos o quanto é importante para nossa cidade, pois estamos oferecendo uma educação cada vez mais atrativa para nossas crianças. E mais importante do que os resultados deste campeonato, é a experiência de vida, o processo educacional que não termina aqui, todos os investimentos que realizamos e a prioridade dada à educação”, disse o prefeito Luciano Cartaxo.

[4]As crianças embarcaram no final desta manhã e participam do campeonato até o próximo sábado (11). Eles foram acompanhados da coordenação da robótica, profissionais da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Entre os projetos que eles levarão para a competição, estão três protótipos de robôs inspirados na música ‘Olha pro céu’, de autoria de José Fernandes e Luiz Gonzaga.

“O nosso projeto é pautado na valorização da cultura regional e a gente começou a trabalhar nele desde o período do São João. Fizemos pesquisas e queríamos homenagear Luiz Gonzaga e a nossa cultura, mostrando as nossas raízes. Para isso, trabalhamos alguns elementos que aparecem na letra da música e fizemos os robôs, que são o sanfoneiro e a bailarina”, explicou uma das monitoras do projeto, Beatriz Araújo.

 

 

 

Salvar

[5]