Luciano Cartaxo recebe professores da escola bilíngue que passarão um mês de intercâmbio nos Estados Unidos

Por Flávio Asevêdo - em 494

Sete professores da rede municipal de ensino de João Pessoa que lecionam na Escola Bilíngue Dom José Maria Pires viajam na madrugada desta quarta-feira (16) para um intercâmbio nos Estados Unidos, por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal (PMJP) e o Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife. De 35 professores brasileiros que participarão deste programa, sete são da Capital paraibana. Eles vão passar um mês vivenciando a língua inglesa no dia a dia, para se aprofundar nos conhecimentos das técnicas de ensino bilíngue e repassar para os alunos da Capital. Na manhã desta terça-feira (15), o prefeito Luciano Cartaxo recebeu os profissionais em seu gabinete.

“Esta parceria com o Consulado Americano tem sido muito importante para a qualidade do ensino que estamos implantando na Capital e a experiência deste intercâmbio será muito especial para estes professores. Nossos profissionais terão acesso a um conjunto amplo de materiais e técnicas de aprofundamento pedagógico de como fazer o ensino bilíngue e esse investimento, com certeza se transformará também em mais qualidade no ensino das nossas crianças”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

A parceria com o Governo Americano através do Consulado é pioneira no sentido de que João Pessoa é a única cidade do Brasil com esta aproximação e o município referência para eles, uma vez que até então eles faziam parcerias apenas com os governos estaduais. Esta parceria, fruto da capacidade de diálogo da atual gestão municipal também com órgãos internacionais, existe desde 2015, passou pela formação dos professores da Capital durante dois anos com professores americanos que passaram este período na cidade, e se consolidou com a entrega da Escola Bilíngue, que funciona no bairro Alto do Mateus.

No final do ano passado, o especialista em Diplomacia Pública, Stuart Beechler, esteve na Secretaria de Educação e em reunião com a secretária Edilma da Costa Freire, anunciou a participação dos profissionais da Capital no programa de intercâmbio no Estado do Arizona, nos EUA. Serão 35 professores brasileiros participando desta viagem. Na ocasião, Stuart também adiantou que a partir de fevereiro, uma especialista americana no ensino da língua inglesa, Chloe Bellows, passará 10 meses em João Pessoa, atuando na formação de professores da rede municipal. “Recebemos esta informação com muita alegria e entendemos como uma forma de reconhecimento do bom trabalho que estamos prestando em João Pessoa”, afirmou Edilma.