Luciano é eleito ‘Prefeito Empreendedor’ e Empreender- JP é o melhor projeto da PB

Por - em 67

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, recebeu na noite desta quinta-feira (10) o ‘Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2012’ e o Empreender-JP foi eleito o Melhor Projeto de incentivo ao empreendedorismo da Paraíba, além de vencedor da categoria temática ‘Crédito e Capitalização’. A Prefeitura da Capital foi a grande vencedora da noite, com três premiações.  A solenidade de entrega do prêmio foi realizada no restaurante Sal e Brasa, no bairro do Bessa, contando com a presença de prefeitos e autoridades de várias cidades do Estado.

Luciano Agra foi eleito vencedor entre os gestores que promovem programas e políticas públicas que objetivam o desenvolvimento dos municípios e ações de incentivo aos pequenos negócios. Outros cinco gestores municipais também foram contemplados com o selo “Prefeito Empreendedor-PB 2012”.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa concorreu ao prêmio com o programa de microcrédito orientado Empreender-JP, desenvolvido pela gestão municipal nos últimos sete anos e exemplo para iniciativas similares em outras 23 cidades brasileiras. A iniciativa foi considerada ‘Melhor Projeto’ entre os 90 inscritos no Sebrae e também premiada na categoria temática “Crédito e Capitalização”.

“É com muita honra que recebo este prêmio entre tantos gestores paraibanos que certamente apresentaram projetos exitosos nas áreas de empreendedorismo, geração de renda e ações sustentáveis com a proposta de melhorar as condições de vida em seus municípios. O meu orgulho é também o de todos que fazem a Prefeitura Municipal de João Pessoa”, agradeceu Luciano Agra.

Em seu discurso, o prefeito da Capital falou sobre o êxito do programa Empreender-JP nesses quase sete anos. “O programa se tornou uma referência nacional em termos de microcrédito e de incentivo aos pequenos negócios, e já é exemplo de experiência para outros municípios do País. O Empreender-JP é uma das experiências mais afirmativas da Prefeitura de João Pessoa, e hoje é não só motivo de orgulho para o governo municipal, como também instrumento que contribuiu e vem contribuindo para revolucionar a vida de muita gente para melhor”, disse Luciano Agra.

Próximas etapas – Esta foi a 7ª edição do prêmio, em que três gestores receberam um troféu por destaque temático e apenas um deles o prêmio de ‘Melhor Projeto’, este concedido ao Empreender-JP. O Prêmio Sebrae continua ainda com uma etapa regional, e a grande final nacional, marcada para acontecer no próximo dia 15, em Brasília.

Um dos destaques do ‘Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor’ é que os projetos apresentados pelos municípios precisam contar não só com idéias exitosas nas áreas de incentivo aos pequenos negócios, como também apresentar resultados mensuráveis. Na prática, não basta apenas desenvolver bons projetos, mas apresentar resultados em dados comparáveis e que possam servir de indicativo e exemplo para outros municípios.

Reconhecimento – O secretário de Trabalho, Produção e Renda da PMJP, Raimundo Nunes, explica que o sucesso do Empreender-JP já é tão reconhecido nacionalmente que só neste mês de maio, duas comitivas de gestores públicos, do Espírito Santo e Minas Gerais, virão a João Pessoa para conhecer de perto como funciona o programa. Durante a visita, alguns dos gestores deverão acompanhar a próxima liberação de crédito que acontecerá dia 29 de maio, na Estação Cabo Branco. Na ocasião, serão liberados mais de 300 contratos, investindo aproximadamente R$ 1,1 milhão na economia da Capital.

Linhas de Crédito – Nos últimos sete anos, o Empreender-JP já contabilizou 18,4 mil contratos assinados e o repasse de R$ 39,15 milhões em crédito para todos os tipos de empreendedores. Atualmente, existem 13 linhas especiais de crédito, entre elas: as linhas Consignado Social, Solidário, 50+, Superação, Mulher, Mercados Públicos, Comerciantes Informais, Grupos Comunitários, Capital de Giro e Jovem. Este ano, o prefeito Luciano Agra também implementou as linhas Empreender Tecnologia da Informação e o Empreender Turismo.