Luciano empossa novos conselheiros do OD para gestão 2011/2012

Por - em 47

O Orçamento Democrático (OD) realizou na noite desta quarta-feira (10) a primeira reunião do Conselho após a eleição dos novos conselheiros realizada no último dia 23 de julho. O evento aconteceu no Hotel Sol e Mar, no Cabo Branco, e contou com a participação do prefeito Luciano Agra, que empossou os 28 conselheiros da gestão 2011/2012 e lembrou a importância do Orçamento Democrático para o aperfeiçoamento da gestão de João Pessoa.

“Nós optamos por adotar o fundamento da transparência pública na nossa gestão e o OD está dentro dele. É no Orçamento Democrático que encontramos a vontade coletiva e os conselheiros têm um papel fundamental e multiplicador deste processo”, comentou Agra.

O Conselho do Orçamento Democrático é uma instância pública não-estatal, que trabalha em parceria com o Governo Municipal em benefício da cidade. É um conselho popular composto pelos poderes legislativo, executivo e pela sociedade civil. No que se refere à sociedade civil, o Conselho do Orçamento Democrático é formado por 14 membros titulares e 14 suplentes oriundos das 14 regiões orçamentárias do OD, que são representantes legítimos dos moradores dos bairros e comunidades da Capital.

As reuniões são mensais, nas terceiras quintas-feiras de cada mês, a partir das 18h, no auditório do Paço Municipal, e abertas ao público. Os conselheiros e conselheiras esperavam a oportunidade de se reunir com o prefeito e aprovaram a iniciativa com louvor. “Estamos felizes de começar nossa atuação sendo ouvidos pelo prefeito porque nós estamos representando toda João Pessoa, de Valentina ao Alto do Mateus”, declarou Marlene Souza, conselheira suplente da 11º região.

A reunião do Conselho foi conduzida pelo Coordenador do OD, Tibério Limeira, que destacou a importância do Orçamento Democrático na mudança da postura política da população. “Temos vários exemplos de como os atores sociais que participam do OD avançam e se empoderam deste espaço no processo de participação popular”, declarou Tibério.

O Conselho dialogou com o prefeito sobre temas como a importância do OD, limpeza urbana, mobilidade urbana, educação, pavimentação, violência e até sobre o papel dos meios de comunicação.

Compõem o Conselho do OD, representantes do poder executivo, sendo pela Segap, Paulino e Carlos Extrato, e pela Setransp, Tibério Limeira e João Bosco; e pelo poder legislativo, as vereadoras Sandra Marrocos e Raíssa Lacerda.

 

Representam a sociedade civil os seguintes conselheiros:

 

1ª região: José Roberto Ferreira (titular)

Roseano Nascimento (suplente)

 

2ª Região: José Nilo Tavares (titular)

Emerson Pinheiro (suplente)

 

3ª Região: Antônio Batista de Melo (titular)

Luciana Araújo (suplente)

 

4ª Região: João Batista (titular)

Valdemir de Souza Castro (suplente)

 

5ª Região: Raimundo Bertoldo (titular)

Maria Aparecida (suplente)

 

6ª Região: José Franco da Silva (titular)

Gisely Fernandes (suplente)

 

7ª Região: José Marcelo da Silva (titular)

Josevan Ayres de Souza (suplente)

 

8ª Região: Flaviano Oliveira (titular)

Edmilson Soares (suplente)

 

9ª Região: Judas Tadeu (titular)

Alcimere Freitas (suplente)

 

10ª Região: Jackson Luiz Nunes (titular)

Silvio Fernandes da Silva (suplente)
11ª Região: Geane Maria dos Santos Silva (titular)

Marlene Souza Oliveira (suplente)

 

12ª Região: Ivanildo Santana (titular)

Ivaldo Barbosa (suplente)

 

13ª Região: Francinete Nascimento (titular)

Hélio Cavalcanti (suplente)

 

14ª Região: Matilde Travassos (titular)

Valdeci Mestre (suplente)