Luciano inaugura rádio online na Casa Brasil do Costa e Silva

Por - em 68

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, inaugurou no final da manhã desta quarta-feira (20) a rádio online do Espaço Multimídia Casa Brasil, no Centro de Referência Sandoval de Assis, bairro Costa e Silva. O evento fez parte das ações comemorativas ao primeiro ano da atual gestão do prefeito e se inseriu na programação da Estação de Serviços, instalada no bairro pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

“A internet é um instrumento poderoso de comunicação. Com a implantação da rádio web, a história deste bairro e das pessoas que vivem nele pode ser levada para o mundo inteiro. Na atualidade, a inclusão digital é uma ferramenta extremamente necessária para o desenvolvimento da nossa cidadania. Mas não podemos perder a nossa identidade e por isso a rádio é tão importante, pois ela é um meio de mostrar a todos o caráter do Costa e Silva, que é único”, ressaltou Luciano Agra.

Prestigiada por secretários e diretores da Prefeitura, políticos, representantes de associações de moradores e pelo público em geral, a solenidade foi também o momento de fazer a entrega de certificados para alunos que concluíram cursos de digitação na Casa Brasil.

O Espaço Multimídia conta com dois ambientes: o Laboratório de Áudio Visual, destinado à criação, gravação e tratamento de conteúdos audiovisuais, produção e compartilhamento de conteúdos para internet, além de programação com ferramentas e linguagens livres; e o Laboratório de Rádio, que estimulará a produção de conteúdos para rádio livre, web rádio e outros tipos de transmissão pública de conteúdos em linguagem radiofônica, com programação montada livremente pelos programadores. O laboratório também vai oferecer oficinas de produção de conteúdo de áudio, comunicação comunitária, web rádio e podcasting.

Além dos moradores do Costa e Silva (incluindo as comunidades Taipa, Gauchinha e Sesi), serão beneficiados com a rádio a população dos bairros Ernani Sátiro, Esplanada e Funcionários I e IV, e alunos de outras localidades que queiram participar dos cursos.

Casa Brasil – Com unidades funcionando em áreas de baixo índice de desenvolvimento humano, o projeto Casa Brasil leva computadores e conectividade às comunidades, privilegiando, sobretudo, ações em tecnologias livres aliadas a cultura, arte, entretenimento, articulação comunitária e participação popular. Na unidade do Costa e Silva, há um telecentro, uma sala de leitura, um auditório, um laboratório de informática, um estúdio multimídia e um laboratório de rádio.

As atividades desenvolvidas estimulam a apropriação autônoma e crítica das tecnologias, como por exemplo o software livre, a democratização das comunicações e o desenvolvimento local orientado pelos princípios da economia solidária. Sendo um espaço público e comunitário de uso gratuito e de acesso irrestrito, o projeto estimula a apropriação da unidade pela comunidade, transformando-a em espelho cultural do local em que foi implementada, fomentando a gestão participativa e ampliação da cidadania, e fortalecendo a ação da sociedade civil.

Na internet, o portal da Casa Brasil promove a interatividade com os usuários, oferece uma Biblioteca Virtual (disponibilização de livros para download), divulga notícias sobre inclusão digital e cidadania e publica material de áudio e vídeo produzidos pela Casa Brasil. Tem também um fórum de discussão, um mural de recados e uma galeria de fotos.

Estação de Serviços – Orientações sobre o cuidado com a saúde, o acesso a programas sociais, aferição da pressão arterial, corte de cabelo, solicitação de documentos e dicas sobre o cuidado com o meio ambiente e com o trânsito nas cidades são alguns dos serviços promovidos nesta quarta-feira pela PMJP para os moradores do Bairro Costa e Silva.

A Estação de Serviços conta com o trabalho de servidores das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Esportes, Funjope, Transportes e Trânsito, Turismo, Desenvolvimento Urbano, Ouvidoria Municipal, Orçamento Democrático, Procon e de Políticas Públicas para Mulheres. O apoio aos serviços também é garantido pelos agentes da STTrans e da Guarda Municipal.