Luciano participa da abertura ‘VI Colóquio de Educação’

Por - em 27

O prefeito Luciano Agra participou da solenidade de abertura do ‘VI Colóquio Municipal de Educação’ (Comed), que foi realizado durante toda a tarde desta segunda-feira (5), no ginásio de esportes do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). O tema central desse ano foi “Por uma Pedagogia da Paz”. Ainda durante o evento, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) lançou os projetos “A Família na Escola e nos Creis” e a “Campanha de Prevenção às Drogas”. Pelo menos, seis mil profissionais da Rede Municipal de Ensino participaram do dia de atividades.

Para Luciano Luciano Agra, esta é uma oportunidade de debater sobre caminhos que vão gerar mais segurança nas salas de aula, garantindo assim, um ensino cada vez mais qualitativo para o município. “Esse encontro é importante porque temos a oportunidade de conversar de perto com nossos educadores e, com eles, buscar um caminho que vá contribuir ainda mais para o crescimento da nossa educação. A paz é algo que deve ser debatido sempre dentro das salas de aula”, reforçou o prefeito.

A secretária de Educação e Cultura, Ariane Sá, disse que os profissionais da Rede Municipal entenderam o recado e compareceram. “Ficamos muito felizes em ver que os educadores compareceram. Esse é apenas o ponta pé inicial porque a partir daqui essa questão da paz será transformada dentro dos conteúdos curriculares”.

O promotor da Infância e Juventude de João Pessoa, Arley Escorel, falou da importância de envolver educadores para um discussão ampla e reflexiva sobre a temática das drogas e sobre todos os temas que envolve a criança e o adolescente. “Não podemos esquecer que temos uma geração do futuro, uma geração do presente tem que ser trabalhado junto aos educadores. Me alegro em saber que hoje não é apenas um final de um trabalho, mas esse colóquio é apenas o início de uma formação continuada”.

O professor de educação física Abelardo da Silva Fernandes, da Escola Américo Falcão, no bairro do Cristo, participou de todos os Comeds e falou da importância de participar do evento. “Aqui nós ficamos sabendo dos enfoques importantes para melhorar a qualidade de ensino do município e também tomar conhecimento dos novos projetos que estão sendo lançados para estimular a qualidade de ensino das nossas escolas”.

Palestrantes – O professor de sociologia da Universidade Federal da Paraíba, Adriano de Leon, foi um dos palestrantes. Ele abordou o tema ‘As Formas de Violência nas Escolas’. “Existe uma forma de violência nas escolas que é invisível, a violência simbólica. Eu estou impressionado porque eu nunca vi tantos educadores reunidos. Quero dar os parabéns também a prefeitura por ter feito uma mobilização dessas. É preciso que outros municípios tenham um evento desse porte, que prepara, que recicla, e isso pra mim é muito importante”.

O outro palestrante foi o Chefe de Gabinete da Procuradoria Geral da República, João Monteiro de Lima, que debateu ‘A Violência Facilitada pelas Novas Tecnologias. Para ele, a internet é uma via pública virtual, do qual muitos jovens e adolescentes não sabem manuseá-la de forma que possa agregar valores de forma positiva.

“Muitos ainda não sabem da consequência que o mau uso desta ferramenta pode trazer. Aqui no Comed, podemos falar sobre isso de forma aberta. Essa é concretização de um projeto bem feito eu nós vemos que perdurar por muitos anos”, concluiu João Monteiro.