Maior câmera móvel do mundo faz imagens de João Pessoa até segunda

Por - em 42

O caminhão do projeto ‘Brasil pelo Buraco da Agulha’, do fotógrafo Mica Costa Grande, chegou a João Pessoa nesta sexta-feira (25) e estacionou na avenida Edson Ramalho, em Manaíra. Ele vem realizando mostras fotográficas revelando sua visão do Brasil por meio de técnicas experimentais inovadoras nessa arte, realizadas com uma câmera gigante.

O fotógrafo percorre o mundo em família e já desenvolveu projetos em quatro continentes. O veículo estará aberto à visitação, a partir deste sábado (26) e até a segunda-feira (28), na Usina Cultural Saelpa, que apóia a expedição em parceria com a Prefeitura da Capital (PMJP). Com uma câmera de 17 toneladas, a maior do mundo, Mica registra um dia inteiro com fotos por onde passa.

No Brasil, a expedição começou em março de 2007 deve terminar em novembro de 2008, já tendo visitado 13 destinos das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, fotografando com esta câmera curiosa as tradições, cultura e o povo de cada um desses lugares. É a maior câmera fotográfica móvel do mundo e faz panorâmicas durante o trajeto. “Através de um furo de dois milímetros, a exposição de cada foto à luz será de 8 a 12 horas. Neste espaço de tempo (a 1/125 s) poderão ser feitos 3,5 milhões de fotografias. Os negativos de 5 metros quadrados são cerca de 5.000 vezes maiores que o formato 35 mm”, explica Mica Costa Grande.

O caminhão ‘Volkswagen Constellation 17.250’, produzido no Brasil e com um baú de 7 metros de comprimento, é transformado numa câmera. Com esse aparato, o fotógrafo percorrerá 25 mil quilômetros pelo País. Na lateral do caminhão é instalada uma tela plasma que exibe vídeo durante a realização das fotos com explicações sobre o projeto, a técnica pinhole e ainda produções de conteúdo cultural e ambiental, para quem passa pelo caminhão.

O projeto tem o apoio do Ministério da Cultura do Brasil, Universidade de São Paulo (USP), Instituto Camões e da Volkswagen (caminhões e ônibus). Será inscrito no ‘Guiness Book of Records’ na categoria de ‘maior câmera móvel do mundo’. Mais informações pelo telefone (11) 9631-5043.