Mais 35 famílias de Cruz das Armas recebem novas casas

Por - em 48

O prefeito Luciano Agra fez a entrega, no início da noite desta quinta-feira (12), de mais 35 casas para a população de Cruz das Armas, somando 240 moradias entregues pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) só naquela localidade. A solenidade aconteceu no Centro de Referência da Cidadania do bairro, onde estiveram presentes a secretária de Habitação, Emília Correia Lima, beneficiados, representantes da comunidade e demais autoridades.

As casas foram construídas pelo Programa de Subsídio à Habitação (PSH), em uma parceria entre o Governo Federal e a PMJP. Cada unidade custou R$13,5 mil e conta com área total de 35 metros quadrados (m²), distribuídos em sala de estar, cozinha, banheiro, área de serviço e dois quartos.

Segundo o prefeito Luciano Agra, a habitação tem sido uma prioridade da gestão. “Hoje estamos entregando casas nessa comunidade e amanhã será a vez do Citex com mais 21. O acesso à habitação vem sendo desenvolvido de forma integrada com a melhoria nas áreas de saneamento, pavimentação, saúde, educação, esporte, lazer, cultura e geração de trabalho e renda por toda a cidade. Nós já ultrapassamos a meta de 5 mil moradias entregues à população e pretendemos ainda, até o final desse governo, chegar a 10 mil moradias”, destacou.

Na solenidade, Luciano Agra destacou a importância do Governo Federal na realização do sonho da casa própria de muitas famílias da Capital que não tinham um lugar digno para viver. “Além dos programas do Governo Federal, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Minha Casa Minha Vida, a prefeitura também tem construído com recursos próprios. Isso demonstra nosso empenho em diminuir o déficit habitacional em João Pessoa”, frisou.

Segundo a secretária de Habitação, Emília Correia Lima, a entrega de mais 35 casas representa o comprometimento da gestão em melhorar a qualidade de vida das pessoas mais carentes. “Estamos muito satisfeitos, pois o que se vê hoje aqui é a realidade das pessoas sendo mudada para melhor. Lembrando que o grande empenho da prefeitura tem contribuído significativamente para a diminuição das manchetes com casos de desabamentos e desabrigados nessa época de chuvas intensas”, destacou.

Para a beneficiada Maria de Lourdes Barbosa, de 72 anos, esse é um sonho antigo que se realizou. “Minha casa era de taipa. Passei mais de 40 anos morando assim, quando chegava essa época de chuva, eu não dormia com medo da casa cair em cima da minha família. Hoje eu durmo sossegada”, agradeceu.

Para seu Arielson Quirino, a situação também era desesperadora. “Eu vivia em uma casa com rachaduras, goteiras, sem piso e reboco. Minha casa agora é outra, não tenho nenhuma preocupação com insetos ou chuva, nela eu me sinto seguro e acolhido”, comemorou.