Mais de 500 pessoas participam de palestras sobre genéricos

Por - em 23

Cerca de quinhentas pessoas tiveram a oportunidade de assistir ao ciclo de palestras realizado em cinco cidades do interior da Paraíba, promovido numa parceria entre o Procon de João Pessoa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Prefeituras Municipais.

As cidades beneficiadas com as atividades educativas foram Barra de Santa Rosa, Esperança, Imaculada, Taperoá e Conceição. O público-alvo das palestras foram pessoas da melhor idade e agentes de saúde. Eles receberam informações sobre medicamentos genéricos e direitos básicos do consumidor.

A psicóloga Luana Neves de Oliveira Diniz, 26 anos, foi uma das pessoas que participou da palestra em Taperoá. Ela disse que sempre que tem a oportunidade utiliza os medicamentos genéricos. “A palestra realizada aqui foi importante porque mostrou a diferença sobre os medicamentos genéricos e os medicamentos de marca, esclarecendo as dúvidas das pessoas que estiveram no local”, disse ela.

A palestra foi dividida em dois momentos distintos. No primeiro foi debatido o tema ‘Direitos do Consumidor na Terceira Idade’, apresentado pelo coordenador de Educação para o Consumo do Procon-JP, Haroldo Pimenta. Em seguida foi discutido ‘O Uso e a Importância dos Medicamentos Genéricos’, que teve como debatedor o especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa, Alessandre Edson Gomes dos Santos.

A aposentada Cícera Maria do Nascimento, de 78 anos, moradora do município de Esperança, elogiou a iniciativa do evento. Para ela foi uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre seus direitos, principalmente porque a palestra enfocou os direitos das pessoas na melhor idade. “Aprendi sobre os meus direitos e também sobre os medicamentos genéricos”, destacou.

Essa foi a primeira série de palestras realizadas pelo convênio em 2008. Em outubro do ano passado, através do convênio Procon-JP e Anvisa, foram visitadas as cidades de Campina Grande, Sousa, Patos e Cajazeiras. A expectativa é que no final deste mês ou início de abril sejam realizadas pelo convênio novas palestras, desta vez em bairros da Capital.

O convênio entre o Procon-JP e a Anvisa foi renovado em 2006, e é parte da política central de medicamentos genéricos da Agência, que atua monitorando a venda e divulgando os medicamentos genéricos em todo o país.

Número de participantes por cidade:

Barra de Santa Rosa 102
Esperança 110
Imaculada 70
Taperoá 161
Conceição 72