Mais de 60 peças publicitárias são retiradas das ruas de JP

Por - em 75

As equipes de trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) já retiraram 67 peças publicitárias, entre placas e outdoors, durante a operação ‘João Pessoa de Cara Limpa’, que começou na última quinta-feira, dia 7. A retirada de placas de propaganda dispostas de maneira irregular em toda a cidade é executada pelas Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e de Meio Ambiente (Semam).

A ação atende a portaria nº 001/09, de 29 de dezembro de 2009, respaldada pelo disposto no art. 66 da Lei Orgânica do Município. O objetivo é adotar medidas de combate à poluição visual provocada pelo excesso de propaganda promocional. Publicada a Portaria, os responsáveis pelas propagandas tiveram oito dias para efetuar a retirada espontaneamente e sem nenhum ônus. Passado esse prazo, todas as empresas ou pessoas físicas e jurídicas que não procuraram a Sedurb para se regulamentar vão pagar multa que varia de 50 a 500 UFIRs.

Nessa primeira fase do programa serão retirados os elementos publicitários dispostos em áreas públicas e de preservação ambiental. 24 outdoors já foram desmontados na avenida José Américo de Almeida (Beira Rio) pelas empresas responsáveis por sua veiculação. As peças estavam colocadas muito próximas ao leito do rio Jaguaribe, provocando assoreamento e poluição visual.

A Portaria prevê a supressão de todo e qualquer material, tais como tabuletas, totens, faixas, cartazes, painéis e similares. Os bairros visitados até agora foram José Américo, Mangabeira, Penha, Bessa e Tambaú.