Mais de 80% de inscritos no Bolsa Família estão na rede municipal de saúde

Por - em 136

Mais de 38 mil famílias cadastradas no Programa Bolsa Família estão dentro da rede de saúde do município. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ultrapassou a meta, proposta pelo Pacto da Saúde, de inscritos no Programa Bolsa Família acompanhados por Equipes de Saúde da Família.

O Pacto pela Saúde foi acordado entre o Programa Bolsa Família e o Programa Saúde da Família e estabeleceu uma meta de 73% de famílias beneficiadas acompanhadas pela rede de cuidados. A SMS, por intermédio da Coordenação de Saúde da Criança e Adolescente, juntamente com as Equipes de Saúde da Família, superou a meta proposta e contabilizou 80,07% de famílias acompanhadas na rede municipal de saúde.

Segundo o coordenador da Seção de Saúde da Criança e do Adolescente, Edgar Tito, o programa quer prover a população mais do que uma renda. “Ele é abrangente, não se propõe apenas a dar os recursos financeiros, mas também a acolher essa parcela da população dentro dos serviços de saúde”, disse.

As Equipes de Saúde da Família conseguiram integrar à rede de cuidados famílias que nunca tinham sido acompanhadas por uma Unidade de Saúde. Dentre os serviços realizados voltados para essas famílias, foi determinante qualificar o acompanhamento nutricional de crianças, gestantes e mulheres de 14 a 44 anos, o cumprimento do calendário de vacinação, o monitoramento e estímulo ao aleitamento materno e o cumprimento do pré-natal das gestantes.

As informações sobre o número de famílias acompanhadas pela agenda da saúde são coletadas duas vezes por ano para registro no Departamento de Informática do SUS (Datasus). Todos esses dados são monitoradas pelo Ministério da Saúde.