Mais de mil alunos visitam exposição que ensina como aprender brincando

Por - em 28

Alunos do 6° a 9° série da rede municipal de ensino estão vivenciando o projeto ‘Faça chuva ou faça sol’, exposição de arte-educação apresentada pelo Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As visitas começaram início no último dia 5 e prosseguem até o próximo dia 22 de novembro, com a participação de 22 escolas e mais de mil alunos. A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) acredita que esta ação promova o desenvolvimento social dos alunos da rede através da democratização do acesso à cultura e à educação.

A exposição é uma idealização da arte-educadora Sofia Fernandes, que têm apresentado aos jovens maneiras de se aprender brincando, com jogos educativos em tamanho gigante, como damas, dominó, quebra-cabeça, jogo da memória, jogo do percurso, tapeçaria, bicicletas, todos adaptados ao ensino das Artes Visuais nas escolas. “O principal objetivo desta exposição é proporcionar uma maior intimidade entre os estudantes e o universo da arte, ampliando seus universos, estimulando o senso crítico, a autonomia e a vontade de aprender”, explica a artista.

A visitação dos alunos acontece nos períodos da manhã e tarde, com uma escola por período. “Ao pensar na participação de nossos alunos, estamos estendendo o espaço de sala de aula para a área lúdica da galeria, possibilitando a prática didática de maneira interativa, despertando no alunado uma consciência para o aprendizado das artes visuais”, reforça Gilmara Lacerda, coordenadora do Ensino Fundamental II.

Em outubro passado, foi realizada uma capacitação com os professores de Arte do município no próprio NAC, para que eles também pudessem vivenciar os jogos, monitorar e assessorar seus alunos no período da visitação. “A idéia é gerar interatividade, fazendo com que os nossos alunos participem de forma efetiva, realizando as jogadas e comprovando os conteúdos trabalhados na disciplina de artes visuais”, acrescenta Gilmara Lacerda.