Mais quatro blocos fazem a alegria do Folia de Rua, nesta terça-feira

Por - em 61

Mais uma noite de muita alegria nas prévias carnavalescas do Folia de Rua 2008. Os blocos ‘Portadores da Folia’, ‘Acorde Miramar’, ‘25 Bichos’ e ‘Baratas dos Bancários’ serão as atrações desta terça-feira (29) e pretendem arrastar milhares de pessoas por vários bairros da Capital paraibana. O ‘Acorde’ sai às ruas do bairro de Miramar, na Capital, às 23h59, mas a concentração começa às 20h, na ‘Praça das Muriçocas’, na avenida Tito Silva. Já a concentração do ‘Portadores da Folia’ inicia às 15h na ‘Churrascaria Tchê’, em Tambaú, e a expectativa é arrastar mais de 3 mil foliões.

As ‘Baratas dos Bancários’ estarão concentradas, às 18h, na rua Rosalina dos Santos, em frente à Granja Santana, no bairro dos Bancários. De lá vão se espalhar pelas ruas e seguir em direção à Praça da Paz, naquele bairro, onde uma orquestra de frevo e um grupo de maracatu esperaram os foliões. Os ‘25 Bichos’ sairão pelas ruas de Jaguaribe fantasiados com máscaras e peles fazendo alusão aos animais do jogo do bicho e sendo reverenciados por onde passam. A concentração começas às 20h, na avenida Floriano Peixoto.

‘Acorde Miramar’
– Imagine ser acordado no meio da noite por uma serenata com centenas de vozes, ao som de violões tocando antigas marchinhas de Carnaval. É assim que o tradicional bloco ‘Acorde Miramar’ cumpre todos os anos a missão de anunciar a chegada da ‘Quarta-feira de Fogo’, chamando os moradores para o dia do desfile das ‘Muriçocas’. Vestida com pijamas, meias e arrastando lençóis e travesseiros pela avenida, tudo o que a turma quer é aproveitar ao máximo o dia que está só começando e não tem hora para acabar. Em seguida, a ‘Ciranda do Sol do Mestre Mané Baixinho’, do Bairro dos Novais, em João Pessoa, e o grupo ‘Coco de Roda e Ciranda do Mestre Benedito’, do município de Cabedelo, vão tomar conta da praça, botando todo mundo para dançar no compasso das zabumbas.

‘Portadores da Folia’
– O objetivo do bloco é integrar, socializar e valorizar as potencialidades das pessoas portadoras de deficiência. O ‘Portadores da Folia’ foi fundado em 1993 por Marcone Barbosa e Osvaldo Nery, portadores de deficiência física e visual, respectivamente. No ano seguinte (1994), passou a fazer parte do calendário do projeto Folia de Rua. A idéia nasceu numa reunião dos fundadores com representantes de várias entidades e da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad).

‘Baratas dos Bancários’ – Na concentração do ‘Baratas’, os foliões vão dançar ao som da banda ‘Bereguedê’, que tocará desde pagode até frevos e marchinhas de Carnaval. “Todos os anos nos surpreendemos com o aumento dos foliões e este ano estamos esperando cerca de 8 mil. A banda Bereguedê arrastará esse pessoal até a Praça da Paz. Lá a Orquestra Gambiarra do Frevo e o grupo de maracatu Rede de Arrasto, já estarão animando a noite”, explicou o presidente do bloco, Josias Paes. A agremiação foi criada no dia 19 de novembro de 1994. Segundo Josias, o nome ‘Baratas’ surgiu porque no bairro não tinha saneamento básico e, conseqüentemente, era empestado por esses insetos.

‘25 Bichos’ –
O bloco ‘25 Bichos’, de Jaguaribe, é um dos mais antigos da cidade. Foi fundado em 1946 com o nome de ‘Bicharada’. Desfilou apenas um ano e só depois de 29 anos voltou às ruas da Capital, dessa vez sem interrupções e com o nome de ‘25 Bichos’. Fantasiados com máscaras e peles e um criativo estandarte, os alegres foliões fazem alusão aos animais do jogo do bicho.