Malandros do Morro se apresenta domingo na Estação cabo Branco

Por - em 27

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte encerra as festividades carnavalescas neste domingo (21) com a Escola de Samba Malandros do Morro, que promete mostrar o enredo 2010 e adereços apresentados no desfile realizado na avenida Duarte da Silveira durante o Carnaval Tradição. O evento, que acontece no anfiteatro, a partir das 17h30, faz parte do ‘Folia na Estação’, promovido em parceria com a Fundação de Cultura de João Pessoa (Funjope) durante o período carnavalesco. A entrada é gratuita para todos os foliões.

A “Escola de Samba Malandros do Morro” é uma das agremiações mais conhecidas do carnaval da Capital. Nascida no bairro da Torre, em João Pessoa, a Associação Recreativa Escola de Samba Malandros do Morro foi fundada em 1956. A iniciativa partiu de três amigos (Severino Cândido, Maria Eugênia e Gilberto Souza) que, antenados com as iniciativas cariocas de promoção do samba e das questões da comunidade negra, também criaram uma escola de samba para a nossa cidade. Nasceu chamada de Batutas do Samba (Batutas do Ritmo – nome duplicado no convívio de seus primeiros participantes) e já com uma vasta multidão de sambistas interessados no seu progresso e futuro. Três meses após, por artimanhas de atrasos de seus integrantes para ensaios e reuniões, Maria Eugênia rebatizou a Escola de Malandros do Morro, ficando chamada assim até o presente.

As cores iniciais foram azul e branco (numa referência talvez à Portela, na época, como ainda atualmente, genuinamente mantenedora da tradição). Dois anos depois, seu pavilhão passou a ser verde e branco, já em consonância com os aspectos ecológicos do bairro da Torre, por vezes sendo acumulado o azul, além das demais cores, de acordo com as necessidades dos seus enredos.

A “Malandros do Morro” já foi regida por uma média de 15 diretorias (nomeadas ou eleitas) e nesses 50 anos de existência, com o carnaval passando a ser competitivo em 1961, conquistou 23 títulos de Campeã do Carnaval Tradição de João Pessoa. A partir do ano 2000, a “Malandros do Morro” passou a apostar numa linha de produção, criando o seu Grupo de Carnaval (GDC-ARESMMO), que a cada ano trabalha definições para os seus enredos.

A Escola desenvolve diversos programas de cunho sociabilizadores, de inclusão da sua clientela e da comunidade Torrelandense em geral (Bateria-Show, Escolinha de Ritmistas, Oficina da Fantasia, Oficina da Alegoria e Encontros Sócio-Culturais com seus Agregados). A Malandros do Morro está localizada à Rua Feliciano Dourado, 638 – bairro da Torre.

SERVIÇO:
Folia na Estação
Apresentação da Escola de Samba Malandros do Morro
Dia: 21 (domingo) às 17 h30
Local: Anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, na Av. João Cirilo Silva, S/N, Altiplano Cabo Branco, João Pessoa (PB), CEP:58046-010
Informações: 3214.8303/8270 e ecbartes@joaopessoa.pb.gov.br/Contato: Romero 8827.7677