Manaíra terá ônibus-feira com agroecológicos a partir desta 4ª

Por - em 52

Depois do Cabo Branco, agora é a vez do bairro de Manaíra receber a feira itinerante da Associação de Produtores Agroecológicos de João Pessoa (Prohort). A partir desta semana, ela funcionará todas as quartas, das 5h às 9h, na praça Alcides Carneiro (próxima ao antigo Bar do Zé), localizada na avenida João Câncio.

O chamado “ônibus-feira” é uma parceria da Prohort com o Cinturão Verde, linha de crédito especial do Empreender-JP (Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios de João Pesssoa) voltada a pequenos agricultores. Manaíra é o segundo bairro incluído no projeto. Desde setembro, a feira itinerante já funciona todas as quintas no Busto de Tamandaré, no Cabo Branco, sempre comercializando apenas produtos livres de agrotóxicos e de outros produtos químicos.

Para se criar um espaço inovador de comercialização, a equipe do projeto adaptou um ônibus comum e o transformou em “motor room”, com toalete, armários, prateleiras, quitanda e gavetas na área interna. No exterior do veículo, foram colocados dois toldos para dar abrigo à parte dos produtos que será comercializada do lado de fora do ônibus.

Serão levadas para a feira de Manaíra aproximadamente duas toneladas de produtos, entre verduras, frutas, hortaliças e até doces e bolos. São responsáveis pelo abastecimento 17 agricultores de comunidades agrícolas da Grande João Pessoa, como Mumbaba, Engenho Velho e Gramame. Já a equipe de comercialização é formada por 11 pessoas.

De acordo com o presidente da Prohort, Walter Joaquim de Souza, no dia anterior ao da feira, os alimentos são recolhidos entre os produtores e levados ao Banco de Alimentos da Prefeitura, localizado no bairro do Geisel. Lá, são limpos e distribuídos nas diversas gôndolas.

“Essa é uma parceria que está dando muito certo. O Banco de Alimentos é um espaço com estrutura adequada, que nos oferece uma câmara fria para armazenar as hortaliças. Isso dá mais credibilidade ao trabalho. Quando a gente diz que os produtos são manipulados no Banco de Alimentos, o consumidor tem a confiança de que está comprando algo de qualidade”, afirma.
 
FEIRAS DO CINTURÃO VERDE
 
Itinerantes

– Quartas-feiras: Praça Alcides Carneiro em Manaíra (próxima ao antigo Bar do Zé), das 5h às 9h
 
– Quintas-feiras: Busto de Tamandaré, no Cabo Branco, das 5h às 9h
 
Fixas

– Sextas-feiras: Praça da Paz, nos Bancários, das 5h às 9h
 
– Sábados e domingos: Mercado Público do Valentina, das 6h às 11h