Mandacaru ganha Centro de Saúde totalmente reformado e ampliado

Por - em 199

Um prédio totalmente reformado, ampliado e com várias especialidades. O novo Centro de Saúde de Mandacaru, localizado na avenida Mascarenhas de Morais, s/n, foi entregue à população no início da noite desta sexta-feira (30), pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB). Nele, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) investiu R$ 109.301,37, provenientes de dotação própria, e fez a reforma de toda a parte estrutural, construiu duas salas, recuperou rede elétrica e hidráulica, além da compra de modernos equipamentos.

“Encontramos essa unidade um caos. O prédio sem condições mínimas de oferecer um serviço de qualidade à população. Hoje, estamos aqui concluindo mais uma etapa no processo de construção de uma saúde pública com credibilidade, onde os mais carentes estão voltando a acreditar no serviço de saúde sério. Esse é mais um resultado de uma gestão que respeita o dinheiro público, pois este sempre existiu, o problema é que não era aplicado em favor do povo”, afirmou Ricardo Coutinho.

Homenagem – Acompanhado da secretária de Saúde, Roseana Meira, o prefeito fez questão de conhecer as instalações. Em seguida, a placa inaugural foi descerrada por ele ao lado da família do homenageado, o enfermeiro Severino de Lima da Silva, ex-morador da comunidade que durante anos prestou um serviço humanitário a pessoas carentes.

“Estou muito emocionado com a homenagem ao meu pai. Nunca esperava que depois de 14 anos de sua morte, ele fosse lembrado pelos serviços que fez. Ele não media esforços para ajudar as pessoas. Mesmo aposentado, atendia em casa e quando a enfermidade era de urgência, ele mesmo levava para o hospital”, agradeceu Alexandre Lima da Silva, que estava acompanhado da mãe, Maria José e da sobrinha, Luana Beatriz Lima da Silva.

Funcionamento – A unidade de saúde, que atende diariamente 400 pessoas, vai funcionar em três horários: manhã (das 7h às 11h), à tarde (13h às 17h) e à noite (17h30 às 21h30). Entre as especialidades oferecidas estão pediatria, cardiologia, clínica médica, ginecologia, fisioterapia, nutricionista, psicologia, assistência social e odontologia.

“Esse órgão vai beneficiar aquelas comunidades onde geograficamente a Unidade de Saúde da Família (USF) não alcança, a exemplo de parte de Mandacaru, Bairro dos Estados, Pedro Gondim, 13 de Maio e Ipês. Nos turnos da manhã e noite as pessoas têm acesso a todas as especialidades. No período da tarde teremos apenas o atendimento da pediatria”, explicou a diretora do Centro, a enfermeira Geralda Rodrigues.

O Centro conta ainda com uma sala de nebulização, eletrocardiograma, curativo, laboratório, imunização, uma farmácia e uma central de esterilização. “A execução da obra durou cerca de cinco meses, mas a unidade não ficou fechada, estamos atendendo normalmente, pois tinham a responsabilidade de não deixar a comunidade desassistida”, ressaltou a diretora.

Farmácia – A partir desta segunda-feira (3), os pacientes – após as consultas – sairão com os medicamentos receitados pelos médicos. Isso porque a Prefeitura também instalou uma farmácia abastecida com todos os remédios básicos, seguindo determinação do Ministério da Saúde (MS). Em relação aos exames laboratoriais, o Centro é referência em baciloscopia, que diagnostica a tuberculose.

Outro benefício que o Centro oferece são as vacinas. “Os moradores de Mandacaru não precisam mais se dirigir até o Lactário da Torre para imunização. Agora têm o serviço perto deles”, afirmou Geralda.

Depoimentos – Para a dona de casa Ricélia Gonçalves, o Centro é uma bênção de Deus. “Para quem não tem dinheiro, é um Deus nos acuda quando se fica doente. Aqui faltava muita coisa, a gente tinha que acordar cedo para ir a outros bairros tentar uma ficha. Agora, vendo esse prédio novinho, tenho certeza que tudo vai mudar e mudar para melhor. Agradeço por essa maravilha”, disse.

Entusiasmada também estava a aposentada Maria de Lourdes Ferreira, de 68 anos, que sofre de diabetes. “Isso aqui está uma beleza. Fico feliz em ver um posto de saúde assim no meu bairro. Há anos sou atendida aqui, trago meus netos e bisnetos. Com essa reforma tudo vai ficar melhor”, declarou.

Entre os presentes à solenidade estavam a secretária de Saúde, Roseana Meira, mais os secretários de Articulação Política, Jorge Camilo; de Ciência e Tecnologia, Simão Almeida, além do deputado estadual Gervásio Maia Filho; a coordenadora do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Roberta Abath e a diretora do Distrito Sanitário IV, Ivoneide Lucena.