Mandato popular de vereadoras e prefeitas é tema de seminário

Por - em 58

“Fortalecendo o Mandato das Vereadoras e Prefeitas” é o nome do seminário que será promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero (NIPAM), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres. O evento, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de julho, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, faz parte das ações do Projeto Mulher e Democracia.

O seminário é destinado às vereadoras, prefeitas, mulheres partidárias e integrantes dos movimentos sociais. Segundo a Coordenadora do NIPAN, Glória Rabay, um dos objetivos do seminário é criar uma rede de articulação entre as mulheres parlamentares, potencializando o mandato e fortalecendo o intercâmbio com os movimentos de mulheres e Organismos de Políticas Públicas. “As mulheres ainda não conquistaram os espaços públicos igualitariamente aos homens. É necessário ampliar o acesso das mulheres aos organismos de poder, aumentando a representação nas esferas políticas no Norte e Nordeste do Brasil”, acrescentou Glória Rabay.

A abertura do evento acontecerá no dia 28 (terça-feira), às 18hs, no auditório da Estação Cabo Branco. Durante o dia 29, as participantes terão debates sobre “Os instrumentos de políticas para as mulheres”, “As conquistas e desafios das mulheres e no poder”, além de trabalho em grupo sobre temáticas ligadas aos direitos das mulheres. No dia 30, o evento abre espaço para a discussão sobre “Marketing político pós-eleitoral”.

“Será um momento de trocarmos experiências, fortalecer as mulheres que ocupam espaços de poder e possibilitar uma articulação para que as mesmas sejam assessoradas para implementação de políticas públicas que garantam a cidadania das mulheres paraibanas”, destacou a Secretária de Políticas para as Mulheres, Nézia Gomes.

As inscrições são gratuitas e estão sendo feitas na Coordenadoria das Mulheres, situado à Praça Pedro Américo, 70 – Centro, ou através do email mulheredemocracia.nipan@gmail.com. Maiores informações pelo telefone (83) 3218-5628.