Mangabeira ganha escultura em homenagem à N. S. das Neves

Por - em 33

O giradouro da entrada do bairro de Mangabeira vai receber nesta sexta-feira (23) a instalação da escultura ‘As Bênçãos à Nossa Senhora das Neves’, do artista plástico Marco Aurélio Damaceno. A obra foi selecionada no I Concurso Jackson Ribeiro de Arte Pública, lançado em 2009 através de Edital Público. A cerimônia de inauguração do monumento de sete metros que homenageia a padroeira da Capital acontece a partir das 20h, e integra a programação de aniversário de 27 anos de Mangabeira.

Marco Aurélio Alcântara Damasceno é artista plástico, professor e pesquisador da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre em artes visuais e pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e gestor cultural em João Pessoa. Desde a década de 90, é convidado a participar de mostras nacionais e internacionais.

De acordo com o artista, Nossa Senhora das Neves tem também uma importância histórica para a cidade. “A santa padroeira é muito importante para a história da cidade, existindo no imaginário da comunidade. Acredito que a escultura, por se tratar de um trabalho de arte pública, venha a estabelecer um diálogo rico e cultural com os habitantes da nossa cidade e entorno”, acredita.

História – Nossa Senhora das Neves foi a primeira denominação para a cidade de João Pessoa. Fundada em 05 de agosto de 1585, a cidade recebeu esse nome em homenagem ao dia da santa, que corresponde à data da sua fundação. Em 1585, foi chamada de Filipéia de Nossa Senhora das Neves; em seguida recebeu o nome de Frederica, Parahyba e, 1930, ganha o nome atual em homenagem a João Pessoa, presidente do Estado, assassinado em Recife.