Mangabeira II conta agora com a USF ‘Nova União’

Por - em 101

A população do bairro de Mangabeira foi prestigiar, na manhã desta sexta-feira (18), a entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) ‘Nova União’, em Mangabeira II, que deverá atender quatro mil pessoas por mês. O prédio, que tem 700 metros quadrados, está localizado na Rua Subtenente Joaquim do Nascimento, s/n. O valor do investimento foi de R$ 557 mil, provenientes de recursos próprios do município.

Logo após a apresentação de dança por um grupo da comunidade e do descerramento da placa, o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), destacou que a realidade da atenção básica à saúde em Mangabeira atualmente é outra, pois o bairro conta agora com três USFs.

“Até o fim deste semestre entregaremos o Ortotrauma à população e, dessa forma, estamos ampliando o conjunto de equipamentos para a promoção da saúde neste bairro, com as USFs e o Centro de Atendimento Integrado à Saúde (Cais). Nossa meta é chegar até o final do ano com mais de 60 equipes de saúde da família para atendermos os moradores de forma igualitária”, disse Ricardo.

Já a secretária da Saúde, Roseana Meira, ressaltou que este tipo de equipamento acolhe a população, pois lá as pessoas são ouvidas quanto às necessidades e não precisam mais chegar às 4h da manhã para enfrentar uma fila. “A fila aqui não existe mais. Toda população será escutada e atendida, mesmo que em outro momento, por não se tratar de casos urgentes. Peço apenas à população que quando o exame for marcado que compareça ou avise a desistência, para que possamos dar chance a outra pessoa. Detectamos uma falta de 30% nesses procedimentos e isso dificulta o processo”, relatou Roseana.