Mapa do litoral de João Pessoa vai inserir projeto Rota Turística 101

Por - em 188

O mapeamento dos atrativos turísticos do litoral de João Pessoa, que serão incluídos dentro do projeto Rota Turística 101, começará a ser feito em no máximo 10 dias. O projeto tem por objetivo inserir roteiros das cidades que estão às margens da rodovia BR 101 e interligam os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Nesta sexta-feira (26), técnicos da Secretaria de Turismo de João Pessoa, (Setur), PBtur e Sebrae realizam a segunda etapa do mapeamento dos atrativos do Litoral Sul, finalizando o levantamento da região com visitas as barracas, quiosques e restaurantes localizados nas praias de Coqueirinho, Tabatinga e Jacumã. Na semana passada, os técnicos estiveram na Praia Bela (Pitimbu) e em Tambaba (Conde).

Segundo a chefe de Formatação de Produtos Turísticos da Setur, Tércia Lima, o próximo passo é iniciar o mapeamento dos atrativos dos mais de 24 quilômetros do litoral pessoense. “O trabalho dessa vez será mais demorado, porque a orla da Capital reúne um número muito grande de bares e restaurantes e nós vamos aplicar questionários, avaliar o visual e também verificar o atendimento para ver se os estabelecimentos têm condições de participar do projeto. Será feito ainda o diagnóstico das potencialidades, se alguma praia oferece um serviço diferenciado como, por exemplo, o aluguel de equipamentos para prática de esportes náuticos”, comenta Tércia.

Levantamento – Os técnicos dos três órgãos aplicam um questionário com os proprietários dos estabelecimentos e atrativos turísticos abordando pontos importantes como segurança, higiene, capacidade de carga e acesso. Essas informações constarão no relatório e servirão de base para que o consultor/crítico possa classificar os equipamentos e também para que seja possível verificar o que será preciso melhorar.

Na Paraíba, o projeto envolverá municípios localizados na divisa com Pernambuco (direção sul) e Rio Grande do Norte (direção Norte). O roteiro dentro da Paraíba terá início no Posto Fiscal do Estado – divisa com Pernambuco – cruzando Pitimbú e Conde, seguindo para João Pessoa e litoral Norte.

Modelo – O ‘Rota Turística 101’ vai seguir o modelo da Rota 233, criada pelo governo de Pernambuco e que contempla 52 estabelecimentos comerciais, entre restaurantes, barracas de frutas, cafés, casas de queijos, tapiocarias e lojas de conveniências de 17 municípios de quatro regiões. Os guias gastronômicos já estão sendo distribuídos em todos os postos de informações da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).