Mapeamento: imagens via satélite de João Pessoa já estão na Internet

Por - em 356

Mapear áreas urbanas, realizar laudos periciais sobre questões ambientais, demarcar terras, localizar um imóvel ou fazer estimativas de colheitas em zonas rurais. Estas são algumas das aplicações do sistema de cartas de imagens via satélite da cidade de João Pessoa, que o Governo Municipal está disponibilizando em seu portal www.joaopessoa.pb.gov.br, no link da Secretaria de Planejamento.

As imagens, que podem ser acessadas em formato PDF de qualquer computador doméstico, são mais um instrumento de trabalho que a Prefeitura lança mão para desenvolver ações e políticas públicas planejadas. Um exemplo que está em curso é o recadastramento dos imóveis, viabilizando a identificação daqueles que ainda não têm registro municipal e não pagam os tributos previstos pela legislação.

Mais que identificar áreas, as imagens são essenciais nos mapeamentos urbanos e rurais que exijam alta precisão dos dados para implementação de cadastro e redes de telecomunicações, saneamento ou transportes. Além disso, constituem uma ferramenta precisa para sistemas de informação geográfica.

Alta resolução
– Geradas pelo satélite americano ‘Quickbird’ – que opera a 450 quilômetros da Terra, oferecendo imagens de alta resolução – as cartas de imagens também podem ser impressas em formato de papel A3, separadas por bairros. Os arquivos disponíveis para acesso dos internautas apresentam as seguintes camadas de informação: limite de bairro, eixo de vias e nome dos logradouros.

A diretora de Geoprocessamento da Seplan, Tânia Nóbrega, explica que sobre as imagens adquiridas em outubro de 2005 os técnicos da Secretaria trabalharam na delimitação de bairros e nomenclatura das ruas, possibilitando uma leitura mais ágil e precisa do material. “No modo como se encontra, a pessoa que está utilizando os arquivos pode aproximar a imagem desejada localizando até sua própria casa”, enfatiza.

Clique aqui para acessar as imagens.