Marcos Rosa lança novo trabalho autoral na Estação Cabo Branco neste sábado

Por Adriana Crisanto - em 453

O músico Marcos Rosa lança “A Step Outside” (Um Passo Fora), seu primeiro trabalho autoral neste sábado (5), 18h, no auditório da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é aberta ao público de todas as idades.

No show Marcos Rosa apresentará músicas deste trabalho instrumental. Ele sobe no palco acompanhado dos músicos: Igor Ayres (baixo), Stephan Tomas (sax) e Bruno Torres (bateria), os mesmos que o acompanham no CD, que foi gravado em março deste ano.

“A Step Outside” é todo de sua autoria, do arranjo a produção. São sete músicas que passeiam pelo jazz, instrumental music e o bom rock´n´roll, com levada mais pop instrumental. Assinam a composição artística da capa, Renata Luna (fotografia) e Patrícia Cruz Lima (designer gráfico).

Marcos Rosa revelou que no momento que compôs e produziu as músicas deste trabalho estava escutando o guitarrista Mundell Lowe, que foi “objeto de estudo”, do doutorado que estava fazendo na Five Towns College, em Nova York (EUA). “Mas, nunca esqueci minhas origens do rock`n`roll e Van Halen, que estão sempre em minhas playlists”, comentou Rosa, que também é integrante da banda paraibana Unidade Móvel, que tem a frente o baixista e jornalista Igor Ayres.

No CD “A Step Outside” para alguns ouvidos apurados pode se assemelhar ao jazz, para outros pode trazer marcas bem evidentes da música instrumental, principalmente nos “rifs” de guitarra que apresenta, como na música “Hora de Subir, Hora de Descer” (quinta faixa).

Marcos Rosa – É gaúcho, mas reside em Intermares (Cabedelo/PB) há alguns anos. É recém-formado doutor em Jazz Comercial Performance – Electric Guitar, pela Five Towns College, Nova Iorque (EUA), com tese focando a guitarra jazz como instrumento acompanhador no Jazz. Possui mestrado em educação musical pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), graduação em violão pela mesma instituição e especialista em guitarra (UNB). Fez cursos de verão como bolsista na Berklee College of Music (Boston – EUA), Musicians Institute (Los Angeles – EUA). Recebeu prêmios: “Tony Mottola Award” promovido por Five Towns College; Philippe Bertaud Memorial Scholarship promovido pela D’Addario Foundation e Alhambra Guitars na Espanha; MPB SESC por promovido por SESC Brasil-PB. Possui artigos acadêmicos publicados em congressos e revistas acadêmicas nacionais e internacionais, com frequência abordando o ensaio e aprendizado do guitarrista na atualidade. Marcos Rosa tocou em musicais como “Mamma Mia!”, “Hair”, “In The Heights”, “The Green Card”, “Annie Get Your Gunn” entre outros além de acompanhar artistas de estilos variados, orchestras e big bands, sendo importante mencionar: Joe Carbone & Wendy Lanter; Haley Kallenberg; Os Nonatos, Glaucia Lima, Orquestra de Violões da Paraíba; Unidade Móvel.

Como professor, ministrou aulas nas instituições: Five Towns College, SamAsh, School of Rock, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Marista Pio X, também participando como convidado em festivais de musical como palestrante convidado, performer e ministrando masterclass e workshop no Brasil, EUA, Grécia.

 SERVIÇO:

Lançamento: A Step Outside

Autor: Marcos Rosa

Sábado (5)

Local: Auditório da Estação Cabo Branco

Hora: 18h

Classificação: Livre

Mais informações:

Fones: 3214.8270 – 3214.8303

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Entrada gratuita

CONTATO PARA IMPRENSA

MARCOS ROSA

Fone: 9.8168.2408

Email: marcos-rosa@hotmail.com

@marcosrosa01