Maria Dapaz e Paulo dos Anjos fazem show no ‘Som das 6’ nesta sexta

Por - em 95

A cantora e compositora pernambucana Maria Dapaz, já indicada ao Grammy Latino, é a atração do ‘Som das 6’ de outubro, que acontece nesta sexta-feira (21), no Ponto de Cem Réis. Também sobe ao palco do projeto o músico brasileiro, radicado em Portugal, Paulo dos Anjos. Quem abre a noite é a Banda 5 de Agosto, que completa 47 anos e traz no repertório clássicos de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), além de canções populares. A programação começa a partir das 18h. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Na opinião de Maria Dapaz, o projeto ‘Som das 6’ democratiza o trabalho de diferentes artistas locais e nacionais por levar ao palco vários estilos musicais de grande qualidade. “É um prazer poder participar e levar minha música para os pessoenses. Espero que meu trabalho conquiste esse público exigente e que seja um grande momento de alegria”, destacou.

Com sólida carreira internacional, Maria Dapaz nasceu em Jaboatão dos Guararapes (PE) e foi criada na cidade de Afogados da Ingazeira, no sertão pernambucano. Quem for ao Ponto de Cem Réis vai assistir ao show de uma artista que faz música com uma atmosfera regional sofisticada. Seu trabalho associa o autoral com o resgate de clássicos de Luiz Gonzaga.

Maria Dapaz tem 14 discos gravados e experiência em palcos internacionais. Foi indicada ao Grammy Latino 2004 com o CD “Vida de Viajante”, em alusão a Gonzagão. No período em que morou na Suíça, a artista chegou a lançar dois discos. Na época, ela se apresentou para plateias exigentes, em importantes palcos da Europa, como A Velha Ópera de Frankfurt, Breminale, Festival de Nürenberg, Festival de Música de Berlim Oriental na Alemanha, Festival de Montreux e Printemps de Bourges.

No repertório, Maria Dapaz vai incluir composições próprias como “Morena Sertaneja” e “Meu Amor Meu Amorzinho”, além de resgates do repertório do Rei do Baião, a exemplo de “Sabiá” (Hervê Cordovil e M.Vieira) e  “O Xote das Meninas” (Luiz Gonzaga e Zé Dantas). A violonista fará o show acompanhada pelos músicos Cáca Barreto (baixo), José Arimatéa (flauta), Isaac 7 Cordas (violão de aço), Jaiminho do Exu (sanfona), Tostão Queiroga (bateria) e Jocelyne Aymon (percussão e vocal).

Paulo dos Anjos – Paulo dos Anjos é músico, cantor e compositor, nascido em Goiana (PE). Ainda adolescente, iniciou seus estudos nas filarmônicas de sua cidade natal. Estudou trompete no conservatório Paraibano de Música e violão e piano no Conservatório de Música de Olinda (PE). Aos 17 anos, começou a compor e não mais parou. Apesar da formação clássica, optou pelas veredas populares. Vivendo na Europa há 20 anos, ele faz carreira em Portugal e em outros países do velho continente.

As composições de Paulo dos Anjos traduzem o ecletismo da música brasileira mais elaborada e contemporânea. O músico incursiona por ritmos diversos, como bossa-nova, samba, modinha, xote, baião, reggae, fusion. Ele também possui uma forte influência ibérica e jazzística. Atualmente, o artista está preparando seu disco solo, cujo lançamento está previsto para meados do próximo ano.

Aniversário da Banda 5 de Agosto – A Banda 5 de Agosto vai abrir o ‘Som das 6’ de 21 de outubro, comemorando 47 anos de fundação. A apresentação terá a participação especial da sanfoneira do grupo Clã Brasil, Luciane Alves, e das cantoras das orquestras Experimental PB e PB Pop, Amanda Cunha e Bona Akotirene, respectivamente. O repertório será mesclado com músicas eruditas e também populares, como garante o maestro e regente do grupo, Adelson Machado. “Vamos mostrar a evolução da banda ao longo de todo esse tempo de existência”, comentou.

Entre as músicas eruditas executadas pelo grupo estão as obras clássicas de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). O repertório conta ainda com composições populares, a exemplo do dobrado militar “Eterna Saudade”(Juarez Barbosa de Brito) e das canções “Pra Machucar Meu Coração” (Ar_ Barroso) e “Carinhoso (Pixinguinha). A sanfoneira Luciane Alves vai executar, junto como os integrantes, a música “Gonzaguiana”(Sivuca). Amanda Cunha fará a interpretação de “Cidade Jardim”(Genival Macêdo) e Bona Akotirene cantará “I Deam a Dream”, que é tema do musical “Los Miserabiles”, conhecido mundialmente. A Banda 5 de Agosto tem como maestro adjunto o músico Rogério Borges.