Maria Juliana e Isabel fazem homenagem a Manoel Serafim

Por - em 41

O arrasta-pé do São João de João Pessoa promete esquentar corações, na noite desta quinta-feira (26). As cantoras Maria Juliana e Isabel Aquino farão um show em homenagem ao forrozeiro Manoel Serafim, que era atração certa nas festas juninas da Capital até 2006. A dupla vai relembrar grandes sucessos do paraibano, que dedicou mais de 30 anos de sua vida à difusão da música nordestina, no Brasil. Ainda no palco principal da Praça Antenor Navarro, o som de Maciel Melo deve contagiar o público. ‘Caboclo sonhador’, ‘Caia por cima de mim’ e ‘Que nem vem-vem’ é só uma mostra do repertório, que deve arrastar as chinelas no Centro Histórico.

Isabel Aquino, filha de Manoel Serafim, disse que o show será marcado pela emoção e está sendo preparado para agradar o público, principalmente a quem estava acostumado a ver o forrozeiro levantar a poeira no São João da Capital. Manoel Serafim faleceu no ano passado, aos 66 anos, vítima de um infarto. Sua paixão pela música regional contagiou a família, pessoas de sua geração e jovens como a cantora Maria Juliana e os músicos que tocarão no show. “A música regional era o grande amor da vida dele. Ele começou na banda de Jackson do Pandeiro, tocou com Luiz Gonzaga, José Calixto e outros grandes nomes. Eu fazia back vocal na banda dele e, apesar de ter escolhido o canto e a MPB, a influência dele na minha vida foi muito grande”, contou.

A cantora Maria Juliana é amiga da família de Serafim, desde a infância. Canta desde menina e também enveredou na música clássica, participando de corais e como solista de concertos e óperas. Ela procura adaptar o canto lírico ao regionalismo nordestino, numa foram de cultivar suas raízes. A cantora e compositora já se apresentou em vários eventos da Capital. Neste show, ela canta com as filhas de Manoel Serafim (Isabel e Arlinda Aquino) e com os músicos Pipoca (guitarra), Régis (zabumba), Italan (bateria), Jorge Negão (baixo), Geraldinho (sanfona) e Silvinho (triângulo). No repertório, músicas como ‘São João de João Pessoa’, ‘Boa professora’, ‘Enquanto a chaleira não chia’, ‘Maria da paz’.

Maciel Melo – O pernambucano Maciel Melo é autor de músicas que fizeram sucesso nas vozes de grandes intérpretes da música nordestina, como Elba Ramalho, Fagner, Xangai, Zé Ramalho, Dominguinhos e Flávio José. Entre essas canções estão: Caboclo Sonhador, Que Nem Vem-Vem, Pra Ninar Meu Coração, Quando Vejo Minha Amada, Toque Sanfoneiro e muitas outras. O forrozeiro não deve deixar ninguém parado no show na Praça Antenor Navarro, trazendo um pouco do universo da música regional, das figuras folclóricas do Sertão, dos emboladores de coco, dos rabequeiros, dos poetas populares, de quem recebeu tanta influência.

Largo – No Largo de São Pedro Gonçalves, haverá apresentação do Cavalo Marinho do Mestre Zequinha (de Bayeux-PB), às 20h. A partir das 21h, se apresentam os cordelistas Mariano da Costa e Armando Fernandes (Santa Rita-PB). Às 21h30, tem a Nau Catarineta (Cabedelo). Logo após, é a vez do show dos repentistas Maria Soledade (Alto do Mateus-JP) e Minervina Ferreira (Cuité-PB). O Mamulengo de Guarabira se apresenta por volta das 23h e o rabequeiro Luis Paixão (Condado-PE) encerra a noite no Largo. Na programação do Arraial do Varadouro (no Conventinho), haverá apresentações de quadrilhas visitantes e convidadas.