Masterclass de música flamenca e violino movimentaram o Hotel Globo nesta sexta-feira

Por Adriano Crisanto - em 722

O masterclass de música flamenca com o violonista espanhol Pablo Gimenez encantou os estudantes e professores nesta sexta-feira (29), no Hotel Globo, centro histórico da capital. As aulas de hoje foram as últimas da programação do 7º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, que encerra com chave de ouro neste sábado (30), 17h, no novo Parque Solon de Lucena (Lagoa), com apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e a show da cantora Leila Pinheiro, tocando e cantando clássicos da bossa nova.

Pablo Gimenez Hecht, que é formado em violão flamenco pelos conservatórios de Granada e Córdoba, na Espanha, disse estava encantado com a cidade de João Pessoa e ficou impressionado com a quantidade de pessoas participando do Festival com total respeito e silêncio na hora das apresentações das orquestras.

Ele complementou sua formação estudando no Conservatório Codarts em Roterdã, Holanda, tocando nos tradicionais shows de flamenco de Sacromonte, em Granada, e tendo aulas com guitarristas como David Martínez, Oscar Ghiglia e Paco Peña. Ele foi premiado pelo Instituto Andaluz da Juventude no XVII Granada Joven. Realizou shows nos Estados Unidos, Canadá, Tunísia, China, Taiwan, Polônia, Itália, Alemanha, Suécia, Portugal e Espanha.

A violinista, Mihaela Cinstitu, toca na Sinfônica Jovem da Paraíba, disse que gosta muito deste Festival e espera que ele nunca se acabe, que fique por muitos anos, pois é uma forma de conhecer outros músicos e trocar ideias.

“O único defeito deste festival é que ele termina logo, deveria durar mais tempo”, brincou Mihaela, que veio com vários amigos da faculdade de música participar do masterclass de violino que aconteceu paralelarmente com o professor brasileiro Alberto Jonhson.

Todas as aulas do masterclass que aconteceram no período do evento foram gratuitas para músicos profissionais, estudantes e ouvintes escritos no 7º Festival Internacional de Música Clássica, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope). A programação de amanhã, sábado (30) pode ser encontrada no site do Festival https://musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br/