Matrículas na rede municipal começam nesta segunda

Por - em 55

Começam na próxima segunda-feira (7) as matrículas para novos alunos nas 89 escolas municipais da Capital. Nos Centros de Referência de Educação Infantil (Crei), o cadastro teve início desde 17 de dezembro e termina no dia 11 deste mês. A rede municipal tem capacidade para receber mais de 70 mil estudantes. Um levantamento preliminar feito pela Divisão de Gestão Escolar da Secretaria de Educação (Sedec), divulgado nesta sexta-feira (4), mostrou que existem cerca de 12 mil vagas para novatos nas escolas, incluindo as turmas de educação infantil e ensino fundamental. Já nas creches da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), devem ser feitas 529 novas matrículas.

A chefe da Divisão de Gestão Escolar, Betânia de Fátima Filgueira Vital, explicou que a renovação de matrículas para os alunos da rede terminou, oficialmente, em 28 de dezembro. As matrículas dos novatos terminam oficialmente no dia 30. “As vagas dos alunos da rede estão garantidas até o início das aulas. A renovação das matrículas é automática, mas é bom que os pais ou responsáveis informem se os estudantes vão permanecer ou não nas escolas. Estabelecemos um calendário para organizar as atividades da rede, mas enquanto tiver vagas, as escolas receberão estudantes”, disse.

Distribuição de vagas – Na próxima semana, a Secretaria de Educação deve informar o total oficial de vagas disponíveis, em cada nível de ensino. A Sedec divulgou um balanço parcial com o número estimado de vagas pelos nove pólos de ensino. São 1.696 vagas para a educação infantil (pré-escolar I e II), 7.328 para o ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano) e 2.930 para o ensino fundamental 2 (do 6º ao 9º ano), contabilizando 11.954 vagas.

Até a próxima semana, a Gestão Escolar estará fechando a planilha com o número de vagas informados por cada escola. “Não há limites de vagas na rede, mas primamos pela qualidade do ensino oferecido, tendo o cuidado de não superlotar as salas de aula. Por isso, quando uma escola recebe uma demanda maior de novos alunos, fazemos uma lista de espera e procuramos outras escolas próximas para encaminhá-los. Não recusamos o aluno, porque o direito à escola é garantido”, explicou.

Documentos – A chefe da Divisão de Gestão Escolar, Betânia Filgueira, explicou que para efetuar a matrícula no ensino fundamental, o aluno, pai ou responsável precisa comparecer à unidade de ensino com a certidão de nascimento, documento de transferência escolar e duas fotos 3×4. Para matricular pela primeira vez em um Crei é necessário a certidão de nascimento, o cartão de vacinação e duas fotos 3x4da criança. Para renovar a matrícula, não é exigida documentação. As creches recebem crianças de 0 (quando têm berçário) a 5,6 anos. Após essa idade, as crianças devem ser matriculadas no primeiro ano do ensino fundamental (que agora tem nove anos de duração), para serem alfabetizadas.

As aulas nas 89 escolas municipais começam no dia 11 de fevereiro e no próximo dia 16 de janeiro tem início as atividades nas 29 unidades de educação infantil. No ano passado, mais de 67 mil estudantes foram matriculas. Este ano, com a ampliação e inauguração de escolas, a rede municipal tem capacidade para receber mais de 70 mil, sendo cerca de 4 mil nos Centros de Referência de Educação Infantil (Crei). Segundo Betânia Filgueira, por causa da demanda de vagas na educação infantil, a Prefeitura deve inaugurar mais 10 creches este ano, sendo três até abril, nos bairros do Alto Céu, Altiplano e Bessa.