MEC realiza oficina sobre paz nas escolas para educadores

Por - em 50

A Escola Municipal Carlos Neves da Franca, localizada no bairro José Américo, sediará a partir desta segunda-feira (9), às 9h, um evento promovido pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC), em parceria com a Inteligência Relacional e Programa Educação Paz nas Escolas. Durante o evento, que acontece até quarta-feira (11), será implantado o projeto piloto “Mais educação, menos violência: ação que educa para as emoções e para a paz”. O principal objetivo é trabalhar a difusão da paz nas escolas e levar os alunos a serem protagonistas do processo da paz na sociedade.

Na opinião da diretora da Escola Carlos Neves, Lúcia Maria Teixeira, o projeto tem uma importância fundamental, porque possibilita trabalhar a criança logo no início. “A criança é mais perceptível na sociedade e, com isso, poderá levar uma mensagem de paz não só para a família como também para a comunidade em que ela está inserida”, disse.

O fundador do programa “Educação para a paz nas escolas”, professor João Roberto de Araújo, será palestrante e ministrante das oficinas, que serão realizadas na terça e na quarta-feira. Durante as oficinas, cerca de 30 professores da Escola Carlos Neves serão capacitados para o desenvolvimento da cultura de paz na escola. O evento contará com a participação de representantes de pais, do Conselho Tutelar, do Centro da Mulher 8 de Março e do MovPaz, entre outras instituições.

No primeiro dia haverá um seminário de sensibilização com os seguintes temas: Como nasce a violência no ser humano? O que fazer para prevenir? O que fazer para enfrentar a violência existente? Todo o material didático é desenvolvido por profissionais das áreas de educação, psicologia, filosofia, música, comunicação e artes visuais.

Confira a programação do evento:

09/08 (Segunda-feira)

9h – Abertura com a apresentação de duas bandas marciais
10h – Início do seminário de sensibilização conduzido pelo professor João Roberto de Araújo com todos os convidados
12h – Almoço
14h – Seminário de sensibilização apenas com a equipe da Escola Carlos Neves.

10/08 (Terça-feira)

8h – Seminário de capacitação com os educadores, gestores e especialistas da escola Carlos Neves
12h – Almoço
14h – Retorno do seminário

11/08 (Quarta-feira)

8h – Continuação do seminário de capacitação com os educadores, gestores e especialistas da escola.
12h – Encerramento