Médicos da Atenção Básica são capacitados para identificar câncer de pele

Por Ascom SMS - em 324

D R T . R J . 15855.

Cerca de 80 médicos que atuam na Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde passaram por uma capacitação nesta sexta-feira (26) para identificar casos de câncer de pele durante as consultas nas Unidades de Saúde da Família (USF). A capacitação é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o Hospital Napoleão Laureano e a Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene).

Ministrado pela dermatologista Kamila Magno, o ‘Curso prático de dermatologia para o clínico: como reconhecer o câncer de pele’ tem como objetivo qualificar o médico clínico para que ele identifique o câncer de pele no usuário durante a consulta realizada na USF e encaminhe o paciente para o tratamento no serviço especializado.

“Os pacientes estão chegando tardiamente aos serviços de saúde para buscar atendimento para aquela lesão da pele, por isso, a importância da capacitação dos médicos da atenção básica, para que esses usuários sejam identificados o quanto antes e possamos ofertar o melhor tratamento e até prevenir o câncer de pele”, destaca a dermatologista Kamila Magno.

Após o curso, mais de 30 Unidades de Saúde da Família (USF) receberão usuários que passarão por consultas de triagem e, em seguida, poderão ser encaminhados a um mutirão de cirurgias e consultas especializadas no Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento do câncer.

“Além da SMS participar do mutirão de consultas e cirurgias, é mais uma maneira de potencializar os atendimentos prestados na nossa atenção primária, que é a porta de entrada para qualquer serviço do SUS, capacitando nossos médicos para atender outras demandas além do mutirão”, destaca a secretária adjunta da SMS, Ana Giovana Medeiros.

O mutirão, que faz parte da campanha Dezembro Laranja em prevenção ao câncer de pele, acontecerá no dia 15 de dezembro. Já as consultas de triagem nas USF acontecerão nos dias 9 e 23 de novembro.