Meio ambiente é tema de exposições na Estação Cabo Branco

Por - em 131

Quatro exposições que têm como temática a natureza e o meio ambiente podem ser visitas na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte neste mês de julho. São elas: “Natureza Extrema”, de Frans Kracjberg, “Fauna Vegetal”, de Cácio Murilo, “Cidades Emersas”, de Serge Hout, e “Cenas da Mata Atlântica”, de Cláudio Almeida. A visitação é aberta ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 21h.

“O objetivo das mostras é proporcionar a união entre arte e meio ambiente, uma vez que a Mata Atlântica é tema de todas as exposições”, disse a curadora e vice-diretora da Estação Cabo Branco, Lúcia França. Segundo ela, até o final deste ano, a natureza e o meio ambiente serão temáticas recorrentes.

Natureza Extrema – A primeira exposição é a de Frans Kracjberg, intitulada “Natureza Extrema”, que inaugurou a Estação das Artes e permanecerá aberta até o dia 16 de setembro. No local, o visitante encontra sete esculturas em tamanhos variados, um conjunto escultórico com cinco peças, três obras em arte-relevo e 24 fotografias.

A maior parte das esculturas é feita de restos de madeira recuperados de queimadas e talhados pelo artista. “É impressionante a exposição de Krajcberg e ao mesmo tempo impactante o local”, comentou a professora da Ana Carla da Costa Bezerra, que veio de Aracajú (SE) para visitar a exposição de Krajcberg e aproveita e passeia pela cidade de João Pessoa.

Cenas da Mata Atlântica – Essa exposição apresenta o trabalho do biólogo Cláudio Almeida, em 66 fotos que revelam as belezas da mata e também as agressões que sofre a esse cenário.

A exposição está dividida em três momentos: belezas da Mata Atlântica, agressões humanas e restauração da natureza. Um vídeo de 35 minutos também está sendo exibido na área da exposição, mostrando um sobrevôo realizado em João Pessoa, em outubro de 2010, pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), que registrou os remanescentes verdes e as áreas degradadas da Capital.

No ambiente da exposição, o visitante também encontra uma vitrine com sementes de espécies da Mata Atlântica, do Viveiro Municipal, e uma xiloteca (arquivo de troncos de madeira com informações sobre sua estrutura anatômica) do Centro de Práticas Ambientais da Semam.

Fauna Vegetal – A exposição “Fauna Vegetal” é de autoria do fotógrafo Cácio Murilo. Biólogo pela Universidade Federal da Paraíba, ele encontrou na fotografia uma forma de desbravar os encantos da natureza, que se transformou em um de seus temas preferidos. O fotógrafo desenvolve, ainda, trabalhos artísticos para diversas utilizações, como jogos infantis e capas de cadernos e calendários.

Hoje, ele dispõe de mais de 20 mil fotografias em seu banco de imagens e um estúdio próprio, com equipamentos de ponta, necessários à produção fotográfica de alta qualidade.

Cidades Emersas – Outra exposição que mistura arte com meio ambiente é a do francês Serge Hout, aberta recentemente. Radicado na Paraíba há cinco anos, o fotógrafo reside na Praia de Arapuca, vizinha à Tambaba, no município do Conde (PB). Lá, mantém um ateliê que ele chama de “Arapuca Arte Residência”, uma espécie de laboratório alquímico no qual realiza experiências sensoriais e estéticas.

A exposição “Cidades Emersas” foi composta a partir da coleta de materiais trazidos pelo mar. São tecidos, isopor e demais objetos deixados pelos banhistas na praia. O visitante verá quatro painéis, uma instalação, uma escultura, cinco esculturas em módulos e um vídeo mostrando o processo de formação das ondas do mar.

SERVIÇO:

Exposições

“Natureza Extrema”, de Frans KrajcbergEstação das Artes

Até o dia 16 de setembro

“Fauna Vegetal”, de Cácio MuriloSegundo pavimento da Torre Mirante

Até outubro de 2012

“Cidades Emersas”, de Serge HoutSegundo pavimento da Torre Mirante

Até o dia 9 de agosto

“Cenas da Mata Atlântica”, de Cláucio Almeida – Primeiro pavimento da Torre Mirante

Até 30 deste mês

Local: Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes

Av.: João Cirillo Silva, s/n, Altiplano Cabo Branco

Fone: 83. 3214. 8303 – 3214.8270

 

Contato para imprensa

LÚCIA FRANÇA – Curadora geral

Fone: 8802.3255

Email: luciafranca1001@gmail.com