Melhorias beneficiam pedestres e comerciantes da Duque de Caxias

Por - em 48

Desde o dia 1° de janeiro, os comerciantes e pedestres que trabalham ou passam pelo calçadão da Rua Duque de Caxias aproveitam as melhorias oriundas da revitalização do local. A obra executada pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) agregou benefícios urbanos e comerciais, já que alguns lojistas comemoram aumento no faturamento.

Antônio da Silva Barros, gerente de uma loja de varejo que funciona há nove anos na Rua Duque de Caxias, revelou que antes da obra eram inúmeros os problemas na infraestrutura do passeio público, que possuía um piso irregular e com muitos buracos, o que dificultava a locomoção de idosos e cadeirantes. “Os problemas existentes na rua afastavam os clientes. Algumas lojas fecharam e os prédios passaram um bom tempo para serem alugados. Atualmente, depois dessa obra, ficou uma maravilha, deu uma nova vida para o comércio da região. A nossa loja mesmo já registrou um aumento de 10% no fluxo de clientes e a nossa expectativa é que cresça ainda mais”, comemorou o gerente.

Os benefícios alcançados com a reurbanização de uma das ruas que faz parte da história da nossa Capital foram inúmeros, dentre elas a iluminação, antiga reivindicação da população que sofria com a escuridão, e o medo de assaltos. Lívia Oliveira, gerente de uma loja de confecção, disse que se sente mais segura agora com a iluminação. “À noite, tudo fica iluminado e assim nos sentimos mais seguros para irmos para casa”, afirmou.

A gerente disse também que os clientes sempre reclamavam dos buracos existentes na rua e isso atrapalhava às vendas. “As pessoas reclamavam com frequência do acesso. Vi algumas vezes acidentes com idosos que caíam nos buracos. A prefeitura está de parabéns pela obra. Tudo melhorou, inclusive o fluxo de clientes”, ressaltou Lívia.

A obra também recebeu elogios de um grupo de amigos que há mais de 20 anos se encontra para conversar na Duque de Caxias. Para eles, a obra ficou uma maravilha. “Tudo ficou muito bacana. Nos encontramos aqui há anos e somos testemunhas de como essa rua estava abandonada, inclusive com muitos buracos. Gostamos muito dos bancos de madeira com encosto, pois antes era de cimento e muito ruim”, comentou Inácio Montenegro, funcionário público aposentado.

Melhorias – A Rua Duque de Caxias recebeu piso intertravado nas cores vermelho, amarelo e cinza, que além de possibilitar melhor efeito estético e ser ecologicamente correto, tem como características melhor conforto térmico, melhor visibilidade noturna e resistência ao tráfego.

O espaço ganhou uma iluminação ornamental, onde grandes postes foram fixados em toda a extensão do calçadão, garantindo a segurança de quem passa pelo local durante à noite. A reurbanização do passeio público incluiu ainda novos bancos de madeiras, rampas de acessibilidade e sinalização táctil, que facilita a locomoção de portadores de deficiência visual.

O projeto executado pela Prefeitura da Capital atende à Norma Brasileira – ABNT NBR 9050/2004, onde a sinalização implantada combina linguagem binária (alerta e direcional), que informa e direciona as pessoas em seus deslocamentos, formando trilhas com precisão e segurança, garantindo maior independência e segurança. O calçadão da Rua Duque de Caxias foi reinaugurado oficialmente pelo prefeito Luciano Agra no último dia 1º de janeiro.