Mercado Central ganha praça de Alimentação nesta 2ª feira

Por - em 45

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) inaugura na próxima segunda-feira (31), às 10h, a Praça de Alimentação do Mercado Central. O novo espaço vai abrigar 38 lanchonetes e 4 boxes destinados a tradicional comercialização de produtos cerâmicos. Para a realização da obra, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) investiu recursos na ordem R$ 1.200.468,29

As obras de reforma no mercado tiveram início em 2006, quando a atual administração atualizou todo o cadastro dos ocupantes daquele equipamento, eliminando atividades não compatíveis com mercado. Foram recuperadas a estrutura física, principalmente as instalações hidráulicas e elétricas, além das áreas de circulação interna. Todas as barracas instaladas na calçada da avenida Pedro II foram retiradas para dar lugar a um estacionamento para clientes do mercado.

A Prefeitura já recuperou 2 galpões: uma para a comercialização de frutas e verduras; e outro para venda de cereais e ‘mangaio. Na Praça de alimentação os usuários contarão com quatro acessos, rampas para facilitar o trânsito de mercadorias e a movimentação de deficientes físicos. Também foram construídos duas novas alas de banheiros – feminino e masculino. Entre os boxes foram reservados pequenos espaços para jardinagem que vai contar com espécies como cedros e helicônias.

Cada uma das lanchonete mede 9,65 metros quadrados e atende às exigências da Vigilância Sanitária tendo piso em concreto, revestimento com material impermeável e 3 pias cada uma com uma utilização própria: higienização das mãos, limpeza dos alimentos e lavagem de louças e talheres. Os boxes vão dispor de uma área contígua, destinada a jardins.

Próxima etapa – Com a conclusão da Praça de alimentação, a PMJP vai dar início ao processo licitatório da próxima etapa recuperação do Mercado Central. Estão previstos um centro de inclusão digital, um posto policial, uma rua de serviços (circulação interna de caminhões para carga e descarga), dois galpões, um de carnes e outro de laticínios e um pequeno bloco comercial que ficará situado na esquina das avenida D.Pedro II e rua Rodrigues de Carvalho. Esse bloco vai conter 4 lanchonetes e uma banca de revistas.