Mercado da Torre terá nova cobertura metálica em obras de recuperação

Por - em 51

O tradicional Mercado da Torre ganhará uma nova cobertura metálica, dentro do projeto de revitalização dos mercados públicos de João Pessoa, empreendido pela Prefeitura Municipal. Nesta semana os trabalhos estarão concentrados na retirada da antiga estrutura. A ação faz parte da obra da primeira etapa de restauração do Mercado que inclui a reforma de toda a área coberta, área externa e a construção de 61 boxes que vai abrigar o comércio de carnes, laticínio, frios, cereais e serviços. A previsão é que os serviços sejam concluídos no primeiro semestre de 2012.

Desde o início das obras já foram executadas toda a parte de demolição dos antigos boxes da área interna e externa. Para tanto foi necessária à construção de boxes provisórios para atender a aproximadamente 30 comerciantes enquanto durarem as obras. A previsão é que até o final deste mês seja concluída a retirada da antiga coberta metálica. “Essa ação era necessária devido às péssimas condições da estrutura metálica”, observou o secretário de infraestrutura, Marcelo Cavalcanti. Posteriormente, toda a estrutura de concreto existente será recuperada para comportar a nova estrutura metálica.

A obra foi dividida em três etapas. A primeira, em execução, vai restaurar toda a área interna e externa, além da construção de 61 boxes para várias destinações. A construção da Praça de Alimentação esta reservada para a segunda etapa. A terceira é destinada à construção dos espaços para a comercialização de frutas e verduras, além da recuperação de toda a fachada e a Estação Digital.

Ao final da obra os moradores do Bairro da Torre e os fiéis e tradicionais usuários do mercado de vários pontos da cidade ganharão um novo espaço. O projeto prevê a restauração de toda a parte interna e externa, desde a coberta, piso, drenagem, rede de esgoto, parte hidráulica e elétrica, além de vagas para estacionamento e área para carga e descarga. Toda a obra atenderá aos padrões de acessibilidade, higiene e segurança adotados nas demais construções deste porte executadas pela Prefeitura de João Pessoa. Os trabalhos de reforma estão sendo coordenados pelas Secretarias de Planejamento, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano. O empreendimento conta com um investimento de R$ 6 milhões.