Mercado de Peixe de Tambaú vai beneficiar 400 trabalhadores

Por - em 407

O prefeito da capital Ricardo Coutinho inaugurou na manhã desta quinta-feira (25) o novo Mercado de Peixe de Tambaú. O obra custou aos cofres municipais mais de R$ 600 mil e vai beneficiar, direta e indiretamente, cerca de 400 trabalhadores (pescadores e comerciantes). Ricardo Coutinho falou da importância do novo equipamento para os comerciantes de peixe e a população de João Pessoa.

“Por anos essa área da orla esteve abandonada, deixando os comerciantes abandonados a própria sorte. No início de 2009 entregamos a recuperação da Feirinha de Tambaú que deu conforto e segurança aos comerciantes do local e ao turista que visita a capital. Agora estamos entregando esse belo mercado que também vai proporcionar segurança, conforto e higiene, contribuindo para a melhoria da vida dessas pessoas que trabalha e vive do pescado. Hoje essas pessoas podem comemorar pois terão tranquilidade e com certeza haverá um aumento em suas vendas”, destacou.

Também foi anunciada pelo prefeito a recuperação da praça do mercado e do calçadão da orla da Capital, que vai receber nova iluminação e ciclovias. O prefeito falou sobre as obras estruturantes que estão beneficiando toda a cidade, como construção do Mercado do Varadouro, a pavimentação de ruas e avenidas; recuperação e construção de novas praças e a implantação de programas como o Empreender-JP. “Através desse programa investimos mais de 18 milhões de reais na micro economia da cidade”, destacou.

Novo mercado – Situado na avenida Tamandaré, o novo mercado tem uma área construída de 700 metros quadrados, onde foram instalados 11 boxes para atendimento de clientes, preparo, armazenamento do pescado, além de banheiros. O projeto inclui também uma fábrica de gelo, um escritório e uma administração; depósito de material de limpeza, área de carga e descarga. O estacionamento e uma praça vai possibilitar aos frequentadores do local uma vista para a praia de Tambaú.

O secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Lúcius Fabiani, destacou a importância da inauguração do novo mercado. “Durante toda a execução do projeto, ouvimos os pescadores e comerciantes para que todas as suas necessidades fossem atendidas. Temos hoje uma estrutura moderna e organizada, com boxes individualizados, rampas de acesso, banheiros para deficientes, freezers, entre outros equipamentos. O Empreender-JP vai estar presente junto aos pequenos comerciantes, que vai possibilitar financiamento e capacitação deste pessoal”, destacou.

Conquista – Os comerciantes do Mercado estavam felizes com a inauguração. O comerciante Ednaldo Gomes, que trabalha no local há 28 anos, disse que a expectativa é de que haja um aquecimento nas vendas. “Essa obra vai mudar a vida de quem trabalha aqui. Será boa pra nós, para a população e para o turismo. Hoje temos um cartão postal, teremos aqui uma fábrica de gelo, balcão expositores refrigerados. Outro ponto positivo é que, quem passar por aqui não sentirá mais o mau cheiro que antes era enorme. Agora teremos um espaço para congelar as vísceras que serão coletadas em dias específicos”, comemorou.

O presidente da Associação de Pescados da Paraíba, Severino Ramos, agradeceu o novo equipamento. Ele disse a obra vai mudar a paisagem da orla. “Essa obra é maravilhosa. Sinto-me emocionado de estar vendo que esse sonho de todos nós foi realizado”, comemorou.

Já o morador do bairro, Edson da Silva, que sempre compra no local, falou da tranquilidade que sente, pois o novo local além de ser agradável, prioriza a higiene e o bom acondicionamento do pescado, passando mais credibilidade pra quem consome o produto.