Mercado do Bessa vai abrigar feira e praça de alimentação

Por - em 52

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) reuniu nesta semana os 50 feirantes que vão ocupar a área central do novo Mercado do Bessa. Além da feira livre, o equipamento vai abrigar outros 21 boxes e uma praça de alimentação com três lanchonetes, totalizando 74 espaços destinados à comercialização de alimentos. O novo mercado público do Bessa contará também com um posto policial, uma sala onde funcionará a administração e duas baterias de banheiros. A inauguração está prevista para o final de outubro.

A PMJP fará a ocupação do mercado com base no cadastro realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Há pelo menos dois anos, quando a prefeitura sentiu a necessidade de dotar o bairro com um mercado que atenda a população mais próxima, equipes da Sedurb vêm acompanhando semanalmente o movimento na feira e cadastrando os comerciantes.

Todas as 50 barracas padronizadas e medindo 2 metros – destinadas ao comércio de produtos típicos de uma feira livre como frutas, verduras, farinhas, temperos e mangaios –, serão financiadas pelo programa de microcrédito da PMJP, o Empreender-JP. As bancas de venda de carnes, aves e peixes serão dotadas de refrigeração para evitar a deterioração dos produtos.

Os boxes, em sua maioria, medem 9 metros e seus proprietários poderão financiá-los através do Banco do Brasil por meio do programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS). Todos contam com uma bancada de mármore, tomadas e quadro de energia individual.