Mercado público do Bessa é inaugurado neste sábado

Por - em 210

Moradores do bairro do Bessa e regiões vizinhas vão comemorar neste sábado (14), a partir das 10h, a entrega do primeiro mercado público construído para comercialização de alimentos. São 24 boxes fixos e mais 50 barracas padronizadas para a feira livre de verduras e legumes. O projeto faz parte do complexo de ações realizadas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e que tem o objetivo de resgatar os mercados da cidade, gerar economia e oferecer serviços de qualidade à população. Para o Mercado do Bessa, foram investidos R$ 520 mil com recursos próprios do município.

O equipamento foi idealizado nos moldes do novo Mercado Central. Quem for visitar o local poderá contar com o apoio de uma Praça de Alimentação (contendo três lanchonetes), o atendimento e a segurança de um posto policial, duas baterias de banheiros e uma sala destinada para a administração local. Segundo o chefe da Divisão de Abastecimento Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Antônio Amaral da Cunha, este é o primeiro mercado público do bairro do Bessa.

“A feira acontecia de maneira irregular dentro da Praça do Caju. Comerciantes e consumidores não tinham como se manter daquela forma e foi pensando nisso que a PMJP investiu e construiu um equipamento que pudesse aliar comodidade e qualidade, atendendo as normas de segurança, higiene e saúde. Certamente isso vai gerar renda, emprego e sustentabilidade”, ressaltou Antônio.

Os boxes, em sua maioria, medem 9 metros e todos os seus proprietários já estão com as chaves nas mãos. O financiamento foi através do Banco do Brasil, por meio do programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS). Todos contam com uma bancada de mármore, tomadas e quadro de energia individual.

Feira Livre nas sextas e sábados – Todas as 50 barracas são padronizas e medem aproximadamente 2 metros e são destinadas ao comércio de produtos típicos de uma feira livre como frutas, verduras, farinhas, temperos e ‘mangaios’. A Feira Livre vai acontecer especificamente às sextas-feiras e sábados, dentro do Mercado do Bessa.

“Estamos implantando este sistema pela primeira vez dentro de um mercado da Capital. Nosso objetivo é expandir para os demais nos próximos meses. Além dos produtos que serão vendidos diariamente nos boxes, o consumidor vai poder escolher e adquirir uma variedade maior de alimentos, mais frescos e com melhor qualidade nutritiva”, acrescentou o chefe da Divisão de Abastecimento Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Para as barracas, o comerciante pode financiar pelo programa de microcrédito da PMJP, o Empreender-JP. As bancas de venda de carnes, aves e peixes serão dotadas de refrigeração para evitar a deterioração dos produtos.