Milton Masciardi é atração no Música do Mundo nesta terça

Por - em 49

O uruguaio Milton Masciardi, que tem o título de Artista da Unesco para a Paz, se apresenta nesta terça-feira (28), às 18h, no projeto ‘Música do Mundo’, ao lado da Orquestra de Câmara da UFPB. O concerto será na Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Arte. A programação se estende no Busto de Tamandaré, a partir das 20h, com os contrabaixistas Sizão Machado, conhecido internacionalmente, e o paulista Itamar Collaço. Quem encerra a noite é a Campina Jazz Band. A realização do evento é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba.

Milton Masciadri é professor distinção da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, e aluno da mais antiga escola de música da Europa, a Sociedade Filarmônica de Bolonha, da Itália. O contrabaixista é um dos poucos músicos com o título de Artista da Unesco para a Paz.

Masciadri foi nomeado para o título da Unesco em outubro de 1998, depois de tocar com a Orquestra do Conservatório de Moscou, em Paris. A renda do concerto foi destinada à construção de um hospital em Sarajevo, cidade arrasada pela guerra civil na Iugoslávia, que durou de 1991 a 1995. Desde essa época, o contrabaixista percorre os continentes em apresentações voltadas às causas humanitárias.

Da terceira geração de tocadores de baixos duplos, nascida em Montevideo (Uruguai), Milton Masciadri aos 17 anos de idade já era baixista co-principal da Sinfônica de Porto Alegre (RS). É um solista freqüente nas principais orquestras sinfônicas da Europa, Ásia e na América. Durante os verões, ensina em diversos festivais internacionais de música.

Sizão Machado e Itamar Collaço – reconhecido internacionalmente, Sizão Machado se destacou por suas atuações ao lado de Chet Baker, Herbie Mann, Elis Regina, Jim Hall, Chico Buarque, Dori Caymmi, Djavan, Milton Nascimento, Dionne Warwick, Ivan Lins, Joyce, Flora Purim e Airto Moreira, Roberto Menescal, Noite Ilustrada, Jean & Paulo Garfunkel, Família Jobim, Paulo César Pinheiro, Paul Winter, Hendrick Merkins e outros artistas.

As harmonizações “violonísticas” transpostas para o contrabaixo é uma das marcas de Sizão Machado. Em seu novo trabalho, de 2010, Sizão faz uma homenagem ao maestro pernambucano Moacir Santos (1926-2006) com o concerto “A bênção, Maestro”. O repertório traz arranjos escritos pelo próprio contrabaixista e a estréia aconteceu em Mendoza, na Argentina, durante o Festival de Jazz San Vicente.

A outra atração desta terça-feira, no Busto de Tamandaré, é o instrumentista e compositor paulista Itamar Collaço. Ele já se apresentou ao lado de artistas de renome, como Tetê Espíndolla, Jane Duboc e Cauby Peixoto. Na orquestra Arte Viva, regida pelo maestro Amilson Godoy, o contrabaixista também acompanhou Gilberto Gil, Elba Ramalho, Alceu Valença, Dominguinhos, Maria Betânia e Maria João.

Campina Jazz Band – Criada em meados de 2004, a Campina Jazz Band tem como proposta apresentar músicas que foram sucessos nos anos do swing jazz. O grupo também executa músicas que fazem parte do histórico cultural, nacional e regional.

Atualmente, a Campina Jazz Band recebe o apoio da Universidade Federal de Campina Grabde (UFCG), já que a maioria dos músicos da Big Band é aluno da instituição. No repertório desta terça-feira, estão composições como “Garota de Ipanema” (Vinícius de Moraes e António Carlos Jobim); “Blue Moon” (Richard Rodgers e Lorenz Hart); “Song Of India” (Rimsky Korsakov), seguindo os arranjos criados pelo famoso trombonista e trompetista americano Tommy Dorsey (1905-1956); e “Moolight Serenade” (Glenn Miller).

‘Paraibass’ no ‘Música do Mundo’ – o festival ‘III Paraibass’, que este ano foi incorporado ao ‘Música do Mundo’, é um encontro paraibano de contrabaixistas. Com a inclusão do evento no projeto da prefeitura, o público poderá ter acesso a master class, workshops, além dos concertos. A programação vai acontecer tanto no Busto de Tamandaré como na Estação Cabo Branco e na própria UFPB. A universidade será reservada para as atividades didáticas.

Confira o restante da programação do ‘Música do Mundo’:

SHOWS

28/12 (terça-feira)
Local: Busto de Tamandaré
Horário: 20h
– Sizão Machado & Banda
– Itamar Collaço & Banda
– Campina Jazz Band

Local: Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Arte
Horário: 18h
– Milton Masciadri & Orquestra de Câmara da UFPB

29/12 (quarta-feira)

Local: Busto de Tamandaré
Horário: 20h
– Dengue & Banda
– Fernando Nunes & Banda
– Michael Pipoquinha e Experimental Jazz Band

30/12 (quinta-feira)

Local: Busto de Tamandaré
Horário: 20h
– Arthur Maia & Banda
– Adail Fernades & PBJazz

Local: Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Arte
Horário: 18h
– Pedro Gadelha & Orquestra de Câmara da UFPB

WORKSHOPS E MASTER CLASSES

28/12 (terça-feira)
Local: Departamento de Música da UFPB
Horário: 9h
Evento: Contrabaixo Brasileiro (com Sizão Machado)

Local: Departamento de Música da UFPB
Horário: 14h
Evento: Workshop “A Evolução do Som do Contrabaixo” (com Itamar Collaço)

28/12 (terça-feira) e 29/12 (quarta-feira)
Local: Departamento de Música da UFPB
Horário: 14h
Evento: Master Class: Contrabaixo Acústico (com Milton Masciadri)

29/12 (quarta-feira)
Local: Departamento de Música da UFPB
Horário: 9h
Evento: Workshop “Workshop: Coco Dub – Afrociberdelia” (com Alexandre Dengue)

Local: Departamento de Música da UFPB
Horário: 14h
Evento: Workshop “Produção Musical” (Fernando Nunes)

30/12 (quinta-feira)
Local: Departamento de Música da UFPB
Horário: 9h
Evento: Workshop “Mercado de Trabalho” (com Arthur Maia & Michael Pipoquinha)